Dalai Lama pede desculpas por vídeo em que beija menino na boca
Imagens chocaram as pessoas nas redes sociais; pedido do líder espiritual tibetano aconteceu durante um evento na Índia
Internacional|Do R7
Um vídeo com o líder espiritual tibetano Dalai Lama beijando um menino na boca viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (10). Muita gente ficou chocada com a atitude do religioso, que ainda pede que a criança chupe sua língua.
O caso, que só repercutiu agora, aconteceu durante um evento, no dia 28 de fevereiro, que contou com a participação do monge de 87 anos cujo nome verdadeiro é Tenzin Gyatso ("dalai lama" é um título). Muitos usuários de redes sociais se mostraram 'enojados' com o comportamento inapropriado do tibetano. Quase todas as postagens mostram desaprovação.
No vídeo, é possível ver o religioso inicialmente dando um selinho no garoto, que parece estar constrangido. Na sequência, o Dalai Lama pede para o menino sugar sua língua e coloca o órgão para fora da boca. Novamente, o jovem fica sem graça.
Com toda a repercussão negativa, o monge publicou, também nesta segunda, em sua conta oficial no Twitter, um texto com desculpas mas que não cita o beijo nem o pedido estranho. "Está circulando um vídeo que mostra um encontro recente em que um menino pede a Sua Santidade, o Dalai Lama, se pode abraçá-lo. Sua Santidade pede desculpa ao menino e a sua família, assim como para seus amigos ao redor do mundo, pela dor que suas palavras tenham causado. Sua Santidade brinca, até mesmo em eventos públicos, de uma maneira inocente e divertida com as pessoas que encontra. Ele pede perdão pelo incidente."
O Dalai Lama, 14º da linhagem, é também considerado o líder político do Tibete, região em que nasceu e que foi anexada pela China em 1959. Com a ocupação chinesa, Gyatso passou a ser considerado um separatista e teve de se exilar na Índia, onde vive até hoje. O religioso ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1989.
Veja o post em inglês do líder religioso:
Agora assista ao vídeo: