Logo R7.com
RecordPlus

Defesa dos EUA testa opções para substituir bomba antibunker usada contra o Irã

A nova bomba, batizada de Next Generation Penetrator, deverá suceder a GBU-57 MOP

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Força Aérea dos EUA inicia o desenvolvimento da bomba Next Generation Penetrator, para substituir a GBU-57 MOP.
  • A Applied Research Associates (ARA) recebeu um contrato de dois anos para projetar e testar o novo armamento.
  • A nova bomba deve atender a requisitos específicos, como não ultrapassar 10 mil quilos e funcionar sem GPS.
  • Em junho, os EUA usaram pela primeira vez a MOP em uma missão real contra instalações nucleares no Irã durante a Operação Midnight Hammer.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma GBU-57 na Base Aérea de Whiteman, no Missouri, EUA, em 2023 Divulgação/Força Aérea dos EUA

A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou o desenvolvimento de uma nova bomba antibunker que deve substituir a Massive Ordnance Penetrator, de 13.667 quilos, utilizada em junho contra instalações nucleares subterrâneas do Irã.

A Applied Research Associates (ARA), empresa de pesquisa e engenharia sediada nos EUA, recebeu um contrato de dois anos para projetar o novo armamento. Em nota divulgada na sexta-feira (12), a companhia afirmou que também irá produzir e testar protótipos em pequena e grande escala.


“Esse esforço avaliará as capacidades contra alvos rígidos e profundamente enterrados que representam desafios críticos para a segurança nacional dos EUA”, informou a ARA.

O valor do contrato não foi revelado.


Leia mais:

A nova bomba, batizada de Next Generation Penetrator, deverá suceder a GBU-57 MOP, fabricada pela Boeing. A própria Boeing será responsável por projetar e desenvolver o kit de cauda do novo armamento.

Em junho, sete bombardeiros B-2 Spirit lançaram 14 MOPs em instalações nucleares iranianas durante a Operação Midnight Hammer. Essa foi a primeira vez que os EUA usaram a bomba em uma missão real. O Pentágono classificou a operação como altamente secreta e complexa.


A MOP é considerada a maior bomba não nuclear do arsenal norte-americano. Mede 6,2 metros de comprimento, 80 centímetros de diâmetro e possui ogiva de 2.777 quilos. Foi projetada para penetrar até 60 metros em estruturas fortificadas e desenvolvida com foco em alvos de difícil acesso.

A Força Aérea dos EUA já havia solicitado informações à indústria para que a nova arma não ultrapassasse 10 mil quilos e combinasse explosão e fragmentação. O pedido também exigia um sistema de navegação que funcionasse em ambientes sem GPS, diante da preocupação com futuros conflitos em cenários de guerra eletrônica.


Atualmente, apenas o bombardeiro furtivo B-2 é capaz de transportar duas MOPs preservando sua capacidade de invisibilidade ao radar. O novo B-21 Raider, ainda em desenvolvimento, deverá carregar apenas uma.

Perguntas e Respostas

 

Qual é o objetivo do desenvolvimento da nova bomba antibunker pelos EUA?

 

A Força Aérea dos Estados Unidos está desenvolvendo uma nova bomba antibunker para substituir a Massive Ordnance Penetrator (MOP), utilizada em operações contra instalações nucleares subterrâneas do Irã.

 

Quem está responsável pelo projeto da nova bomba?

 

A empresa Applied Research Associates (ARA) recebeu um contrato de dois anos para projetar o novo armamento, que será chamado de Next Generation Penetrator. A Boeing também estará envolvida, sendo responsável pelo projeto e desenvolvimento do kit de cauda da nova bomba.

 

Qual foi a utilização anterior da bomba MOP?

 

Em junho, sete bombardeiros B-2 Spirit lançaram 14 MOPs em instalações nucleares iranianas durante a Operação Midnight Hammer, que foi a primeira vez que os EUA usaram essa bomba em uma missão real. O Pentágono classificou essa operação como altamente secreta e complexa.

 

Quais são as características da bomba MOP?

 

A MOP é considerada a maior bomba não nuclear do arsenal norte-americano, medindo 6,2 metros de comprimento e 80 centímetros de diâmetro, com uma ogiva de 2.777 quilos. Ela foi projetada para penetrar até 60 metros em estruturas fortificadas e é voltada para alvos de difícil acesso.

 

Quais são as especificações exigidas para a nova bomba?

 

A Força Aérea dos EUA solicitou que a nova arma não ultrapassasse 10 mil quilos e combinasse explosão e fragmentação. Além disso, foi exigido um sistema de navegação que funcione em ambientes sem GPS, considerando a possibilidade de conflitos em cenários de guerra eletrônica.

 

Quais bombardeiros são capazes de transportar a bomba MOP?

 

Atualmente, apenas o bombardeiro furtivo B-2 é capaz de transportar duas MOPs mantendo sua invisibilidade ao radar. O novo B-21 Raider, que ainda está em desenvolvimento, deverá ser capaz de carregar apenas uma MOP.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.