Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Democratas analisam indícios em processo de impeachment de Trump

Deputados do Comitê de Inteligência da Câmara vão começar a avaliar provas que podem a levar ao processo de impeachment do presidente dos EUA

Internacional|Do R7

Comitê de Inteligência da Câmara vai analisar indícios
Comitê de Inteligência da Câmara vai analisar indícios

Os democratas do Congresso dos Estados Unidos iniciarão procedimentos que muitos acreditam que resultarão em acusações de impeachment contra o presidente Donald Trump nesta quarta-feira (4), um dia depois de acusá-lo de abusar do cargo para garantir sua reeleição em 2020.

Após mais de dois meses de investigação, o Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados realizará uma audiência para examinar se as supostas irregularidades de Trump no trato com a Ucrânia se qualificam como os "altos crimes e delitos" puníveis com impeachment previstos na Constituição dos EUA.

Leia também: Processo de impeachment é 'farsa' com objetivo político, diz Trump

Nas próximas semanas, o comitê pode recomendar acusações conhecidas como artigos de impeachment contra Trump, encaminhando uma possível votação da Câmara completa antes do Natal e em seguida um julgamento no Senado em janeiro.


Os republicanos, que controlam o Senado, vêm mostrando pouca inclinação para retirar Trump do posto.

Pesquisas divididas


Os democratas, que precisam convencer um público norte-americano que pesquisas de opinião mostram estar extremamente dividido sobre a questão, concluíram em um relatório de 300 páginas do Comitê de Inteligência da Câmara divulgado na terça-feira que Trump solicitou à Ucrânia que realizasse investigações que o beneficiariam politicamente.

Leia também

Trump também minou a segurança nacional e orquestrou um esforço inédito para obstruir o Congresso, segundo o relatório do comitê liderado por democratas.


Trump negou qualquer irregularidade e rotulou a investigação de "caça às bruxas".

Visões diferentes

O relatório, que basicamente encerrou a fase investigativa do inquérito de impeachment iniciada em 24 de setembro, pareceu abrir caminho para ao menos dois artigos de impeachment: abuso de poder e obstrução do Congresso.

Estas conclusões contradisseram um relatório de 110 páginas de republicanos da Câmara, divulgado na segunda-feira, que sustentou que o inquérito foi influenciado por "burocratas que não foram eleitos" e que discordam do estilo, da visão de mundo e das decisões de Trump e que o inquérito não revelou indícios de um delito punível com um impedimento.

Como primeiro passo, o Comitê Judiciário pedirá os pareceres de quatro professores de Direito sobre o que constituiu um delito punível com um impedimento e como a suposta má conduta de Trump se compara com as ações de dois ex-presidentes – o republicano Richard Nixon, que renunciou antes de ser afastado, e o democrata Bill Clinton, que foi impedido, mas absolvido no Senado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.