Depois de erupção vulcânica, terremoto sacode ilha do Havaí
Um dia depois de uma erupção no vulcão Kilauea forçar a evacuação de cerca de 1700 moradores, terremoto de 6.9 graus atinge o Havaí
Internacional|Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais
Um terremoto de magnitude 6.9 na escala Richter atingiu o Havaí (EUA) nesta sexta-feira (4), um dia após o vulcão Kilauea entrar em erupção e forçar mais de mil pessoas a deixarem suas casas. Segundo o serviço norte-americano de monitoramento, foram registrados mais de 119 tremores de terra desde a erupção.
O epicentro aconteceu a apenas 16 quilômetros da comunidade Leilani Estates, na ilha do Havaí, a maior do arquipélago, onde ruas racharam e a lava expelida pela erupção causou alguns incêndios.
Até o momento, a imprensa norte-americana e as autoridades não registraram nenhuma vítima fatal ou ferida por conta dos desastres naturais. Cerca de 1700 pessoas já foram evacuadas no distrito de Puna, na parte leste da ilha, onde fica o vulcão.
Tremores antes da erupção
Segundo a Agência de Defesa Civil havaiana, uma rachadura no vulcão expeliu vapor e lava após uma série de terremotos reportados no Havaí — o mais forte deles de magnitude 5.0 na escala Richter.
Leia também
A rede de notícias CNN ainda completa que o corpo de bombeiros detectou níveis perigosamente altos de dióxido de enxofre na área de evacuação.
O vulcão Kilauea tem estado em erupção quase continuamente por mais de três décadas. A lava que flui do vulcão, um dos cinco existentes no Havaí, já enterrou aproximadamente 125 km², de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. As partes mais quentes da lava podem atingir mais de mil graus Celsius.
Um fotógrafo morador do Havaí postou o vídeo abaixo, feito com ajuda de um drone, em seu perfil no Facebook.