Deputada e outros brasileiros da flotilha global estão na Jordânia após deportação de Israel
Grupo foi detido após barcos ultrapassaram os limites de segurança da região
Internacional|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Itamaraty informou nesta terça-feira (7) que os brasileiros que integravam a flotilha Global Sumud foram levados até a fronteira com a Jordânia e libertados.
As 13 pessoas que estavam na embarcação, entre elas a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), foram deportadas de Israel após negociações conduzidas pelo governo brasileiro.
Veja mais
Segundo o ministério, diplomatas das embaixadas brasileiras em Tel Aviv e em Amã receberam os ativistas, que estão sendo transportados para a capital jordaniana, em veículo providenciado pela embaixada do Brasil no país.
A flotilha Global Sumud, formada por mais de 40 embarcações e cerca de 420 ativistas de diferentes nacionalidades, tinha caráter pacífico e tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, quando foi interceptada em águas internacionais por forças militares de Israel.
“O Brasil conclama a comunidade internacional a exigir de Israel a cessação do bloqueio à Faixa de Gaza, por constituir grave violação ao direito internacional humanitário”, afirmou o Itamaraty em nota.
Entenda o caso
A deputada e outros ativistas foram detidos no início do mês, depois que os barcos ultrapassaram os limites de segurança da região e se aproximaram da Faixa de Gaza, em área de conflito.
Conforme os organizadores da missão, embarcações com voluntários de mais de 40 países se aproximavam do destino quando foram interceptadas pela Marinha israelense.
Pelas redes sociais, os militares israelenses afirmaram que a flotilha tentou furar o bloqueio imposto a Gaza, o que configuraria “violação do direito internacional”.
Na ocasião, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) informou em sua conta no X (ex-Twitter) que havia acionado o Ministério das Relações Exteriores para acompanhar o caso.
“Fui informado pelo coordenador da Bancada do Ceará na Câmara, deputado federal Domingos Neto, que a deputada federal Luizianne Lins, juntamente com outros passageiros e tripulantes da flotilha Global Sumud, foi apreendida pela Marinha de Israel hoje”, escreveu Motta à época.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
