Destroços achados na área de busca são da parte externa de submersível desaparecido
Busca pela cápsula da tripulação do Titan continua; cinco pessoas partiram em uma expedição turística para explorar o Titanic
Internacional|Do R7
Os destroços encontrados na área de busca do Titanic são são do corpo externo do submersível desaparecido, confirmou a Guarda Costeira dos Estados Unidos em coletiva nesta quinta-feira (22). A busca pela cápsula da tripulação do Titan continua. O submersível da empresa OceanGate estava desaparecido desde o último domingo (18).
Cinco pessoas estavam a bordo do Titan, que faria uma expedição turística até o local onde o Titanic está, a mais de 3.800 metros de profundidade. O submersível perdeu contato com o navio de apoio logo no início da descida.
A Guarda Costeira confirmou também que o Titan sofreu uma "implosão catastrófica" e, com isso, todas as cinco pessoas a bordo morreram em questão de segundos. De acordo com o professor de física Leandro Tessler, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pressão interna de um subaquático é equivalente à pressão atmosférica. A implosão ocorre quando a pressão externa é maior do que a embarcação consegue suportar. Nesses casos, o veículo é esmagado e reduzido a algo semelhante a uma latinha de refrigerante pisada.
"Em nome da Guarda-Costeira dos EUA e de todo o comando unificado, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias", disse o contra-almirante John Mauger. "Eu só posso imaginar como isso tem sido para eles", acrescentou.
Saiba quem são os ocupantes do submarino que desapareceu em expedição ao Titanic