Detentos declaram motim em penitenciária de La Paz
Presos pediam a saída do diretor do regime penitenciário, Ernesto Vergara, que acusavam de corrupção. Perímetro em torno da cadeia foi bloqueado
Internacional|Do R7
Detentos da penitenciária de San Pedro, em Laz Paz, na Bolívia, declararam na tarde desta terça-feira (12) um motim e exigiam a saída do diretor do regime penitenciário, Ernesto Vergara.
Um grupo de presos apareceu no telhado do local, com bandeiras da Bolívia em mãos. Segundo a mídia local, eles também gritavam coisas para assustar aos moradores e quem passava perto da penitenciária.
O Comando da Polícia de La Paz ordenou o envio de reforços policiais e o fechamento do perímetro da praça San Pedro.
Leia também
Um dos presos disse que cerca de 500 detentos estavam saqueando a prisão, brigando pelo quintal e invadindo as seções fechadas do local. Ele também disse que o organizador da rebelião se chama Julio Vásquez, além do tenente Antonio Aulate. Vásquez era membro do grupo terrorista Túpac Amaru, do Peru.
O presidente da Associação de Produtores de Coca dos Yungas, Franclin Gutierrez, que estava preso depois de uma emboscada policial, disse que o objetivo do motim era a saída de Ernesto Vergara, acusado de corrupção.
“Pedimos a sua demissão imediata. Os detentos querem sua demissão e um processo disciplinar, porque ele tira dinheiro e expulsa os bons funcionários. Eles tiram a nossa comida e a luz”, disse.
Durante o tumulto, Vergara anunciou a renúncia e disse que “não há garantias para trabalhar na prisão”. Ele também disse que outras tentativas de motim foram registradas na prisão de Miraflores e no Centro de Reabilitação de Qalauma, para adolescente e jovens.