Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Detentos declaram motim em penitenciária de La Paz

Presos pediam a saída do diretor do regime penitenciário, Ernesto Vergara, que acusavam de corrupção. Perímetro em torno da cadeia foi bloqueado

Internacional|Do R7

Detentos anunciaram motim em penitenciária de La Paz
Detentos anunciaram motim em penitenciária de La Paz Detentos anunciaram motim em penitenciária de La Paz

Detentos da penitenciária de San Pedro, em Laz Paz, na Bolívia, declararam na tarde desta terça-feira (12) um motim e exigiam a saída do diretor do regime penitenciário, Ernesto Vergara.

Um grupo de presos apareceu no telhado do local, com bandeiras da Bolívia em mãos. Segundo a mídia local, eles também gritavam coisas para assustar aos moradores e quem passava perto da penitenciária.

O Comando da Polícia de La Paz ordenou o envio de reforços policiais e o fechamento do perímetro da praça San Pedro.

Leia também

Um dos presos disse que cerca de 500 detentos estavam saqueando a prisão, brigando pelo quintal e invadindo as seções fechadas do local. Ele também disse que o organizador da rebelião se chama Julio Vásquez, além do tenente Antonio Aulate. Vásquez era membro do grupo terrorista Túpac Amaru, do Peru.

Publicidade

O presidente da Associação de Produtores de Coca dos Yungas, Franclin Gutierrez, que estava preso depois de uma emboscada policial, disse que o objetivo do motim era a saída de Ernesto Vergara, acusado de corrupção.

“Pedimos a sua demissão imediata. Os detentos querem sua demissão e um processo disciplinar, porque ele tira dinheiro e expulsa os bons funcionários. Eles tiram a nossa comida e a luz”, disse.

Durante o tumulto, Vergara anunciou a renúncia e disse que “não há garantias para trabalhar na prisão”. Ele também disse que outras tentativas de motim foram registradas na prisão de Miraflores e no Centro de Reabilitação de Qalauma, para adolescente e jovens.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.