Dias após esboço de acordo com UE, secretário do Brexit renuncia
Dominic Raab é o segundo a abandonar o cargo em 2018 e disse que 'não pode, em sã consciência, apoiar os termos propostos para o acordo'
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7
O principal secretário britânico para o Brexit, Dominic Raab, anunciou que renuncia ao cargo nesta quinta-feira (15). Em comunicado, Raab afirma que "não pode, em sã consciência, suportar os termos propostos para o acordo com a União Europeia". As informações são do jornal britânico The Guardian.
Dominic Raab é o segundo secretário do Brexit a abandonar o cargo neste ano. Em julho, o parlamentar David Davis também renunciara diante de um impasse nas negociações.
Esboço de acordo
A renúncia de Raab ocorre dias após o Parlamento britânico discutir o esboço de um acordo para a saída do bloco, finalizado na terça-feira (13) entre os negociadores técnicos do Reino Unido e da União Europeia.
Após uma reunião de cinco horas com seu gabinete de ministros na quarta-feira (14), a primeira-ministra Theresa May havia anunciado que contava com o apoio do restante do governo para prosseguir com a aprovação. Nas semanas anteriores, entretanto, ambos os lados vinham se mostrando insatisfeitos com as negociações.
As questões mais sensíveis incluem a fronteira entre a Irlanda, país que faz parte do território britânico, e a Irlanda do Norte, independente e membro da UE. Os ânimos se acirram à medida que o dia 30 de março — prazo máximo para que o Brexit, a separação completa do Reino Unido da União Europeia — entre em vigor.