Internacional Diretor da CIA visita Israel e Palestina em meio à tensão com Irã

Diretor da CIA visita Israel e Palestina em meio à tensão com Irã

William Burns se encontrará com primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, e com o presidente da Palestina, Mahmud Abbas 

AFP
Burns também fará uma visita à AFP, segundo um porta-voz do primeiro-ministro israelense

Burns também fará uma visita à AFP, segundo um porta-voz do primeiro-ministro israelense

Reuters / Foto de arquivo

O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), William Burns, visitará Israel nesta terça-feira (10), em um contexto de aumento da tensão regional com o Irã, informou uma autoridade israelense.

Segundo o jornal digital israelense Walla News, o diretor da CIA se reunirá com o primeiro-ministro Naftali Bennett e com o novo chefe dos serviços de Inteligência exterior israelense, o Mossad, para discutir o programa nuclear iraniano e as atividades do país persa na região.

Um porta-voz do primeiro-ministro israelense confirmou a visita de Burns à AFP, mas sem detalhar os temas que serão abordados nas reuniões.

O diretor da CIA também se encontrará com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, na quinta-feira (12) em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, disse uma autoridade palestina à AFP.

Além disso, o jornal Walla News informou ainda que ele também se reunirá com o chefe da Inteligência palestina, Majed Faraj.

Esta viagem se dá em meio a tensões com o Irã, acusado por Israel e pelos Estados Unidos do mortal ataque no final de julho no Mar de Omã contra um petroleiro. O navio é administrado pela empresa de um milionário israelense. O Irã nega qualquer envolvimento no incidente.

Diplomata de carreira, William Burns esteve na origem da reaproximação dos Estados Unidos com Teerã durante o governo de Barack Obama, a qual levou à assinatura do acordo sobre o programa nuclear iraniano, em 2015.

Últimas