Internacional 'Doença misteriosa' registrada na Índia tem causa descoberta

'Doença misteriosa' registrada na Índia tem causa descoberta

Cientistas identificaram que pacientes que apresentavam sintomas como convulsão e náusea consumiram leite contaminado com metais pesados

  • Internacional | Do R7

Em meio à pandemia, Índia registra casos de contaminação por metais pesados

Em meio à pandemia, Índia registra casos de contaminação por metais pesados

Francis Mascarenhas/Reuters - 11.12.2020

Em meio à pandemia de covid-19, a Índia registrou pelo menos 600 casos de uma "doença misteriosa". Os casos ficaram concentrados na cidade de Eluru, no estado de Andhra Pradesh e os sintomas não tinham relação com uma infecção pelo novo coronavírus.

A doença misteriosa que deixou centenas hospitalizados no sul da Índia

As pessoas que procuraram os hospitais da região foram internadas com quadros de náusea, desmaio e convulsão. Os médicos que atenderam esses pacientes não tinham um diagnóstico preciso e não havia pistas sobre a origem do que estava sendo considerado ser uma nova doença. 

Na quarta-feira (16), cientistas do India Institute of Medical Sciences anunciaram que descobriram que os casos têm relação com o consumo de leite contaminado com níquel e chumbo. 

Segundo as autoridades indianas, entre as centenas de pessoas que procuraram ajuda médica após ingerir o alimento contendo metais pesados, apenas uma morte foi registrada no dia 7 deste mês. 

"A presença de níquel nas amostras de leite foi algo que nos chamou a atenção. Isso não deveria estar presente nas amostras. É alarmante", disse Avr Mohan, superintendente médico do Hospital Distrital Eluru, em entrevista por telefone à Al Jazeera.

Mohan disse que não foi identificado como o alimento consumido pelas vítimas foi contaminado. A hipótese mais provável é que exista uma relação com o uso de pesticidas na região. Ele acredita que o material pode estar na região de pasto onde as vacas costumam se alimentar.

Segundo a imprensa indiana, funcionários do Instituto Nacional de Nutrição realizaram testes em amostras de alimentos, incluindo carne, frango, peixe, camarão e vegetais, encontraram componentes de pesticidas em alguns vegetais.

 

Últimas