Dono tira portas e janelas de casa na França para tentar expulsar os inquilinos
Moradora diz que não sai mais do imóvel por não poder trancar a porta e que sempre pagou o aluguel
Internacional|Do R7
Uma família está vivendo sem portas e janelas na casa que alugou em Montigny en Gohelle, na França. O proprietário do imóvel ordenou a retirada das peças em dezembro, durante o inverno, e deixou o espaço vazio. A suspeita é de que ele fez isso para forçar seus inquilinos a abandonar o local.
Trabalhadores contratados pelo proprietário foram à casa no dia 20 de dezembro sob o pretexto de que iriam fazer um trabalho de isolamento. Retiraram as portas e janelas, mas não voltaram para recolocar as peças.
A família acredita que isso é uma estratégia para o proprietário tentar expulsá-la da casa. Em entrevista à TV francesa France 2, o proprietário, que não teve a identidade revelada, reforçou a suspeita. “Combinamos que ela pagaria. Ela me deve cinco meses de aluguel, que não pagou. Então os trabalhadores foram embora”, disse. A inquilina Nathalie Lemaire nega a acusação e diz que paga todos os aluguéis.
Desde que as janelas e portas foram retiradas, os moradores improvisam um isolamento contra o frio usando caixas de papelão e mantendo as venezianas sempre fechadas para reduzir a passagem de corrente de ar.
Neste período de inverno, a temperatura pode cair até -5°C, em média, na região, além da possibilidade de chuva e neve.
Nathalie diz que não sai mais de casa por não poder trancar a porta. Seu medo é de ser assaltada. Também por isso, diz que passa o dia perto da televisão. Sua filha de 19 anos foi morar com uma amiga. O filho de 13 anos passou a dormir no quarto dos pais, o único local onde eles conseguiram colocar um aquecedor.
A família se mudou para esta casa em junho de 2024, mas deseja sair o quanto antes por ter medo do dono do imóvel.
A associação Droit au Logement, que está dando assistência jurídica aos moradores, tenta provar que os aluguéis foram pagos. Para isso, busca comprovantes de saques com valor alto em datas próximas ao dia do pagamento. O proprietário da casa não dava recibos ao receber o dinheiro do aluguel, segundo a associação.
O advogado da família afirma que pediu ajuda da prefeitura para obrigar o dono da casa a recolocar as janelas e portas “o mais rápido possível”. Esta semana, os inquilinos e o proprietário do imóvel devem se encontrar para o início de um processo judicial.
Segundo a TV francesa BMF, a tentativa de expulsar os inquilinos, independente da situação, é considerada ilegal no país durante o período de férias de inverno, que terminam em 31 de março.
Independente de qual for a resolução do caso, a família aguarda abrir uma vaga em uma habitação social, um tipo de abrigo destinado a pessoas sem condições de pagar por moradia, para poder sair da casa.