Dorian enfraquece e cai à categoria 1 em frente à Carolina do Norte
Prognóstico continua a indicar que furacão pode tocar terra nas próximas horas no litoral da Carolina do Norte antes de seguir pelo Atlântico
Internacional|Da EFE
O furacão Dorian perdeu força nesta sexta-feira (6) e caiu para a categoria 1 - de um máximo de 5 - na escala Saffir-Simpson, com ventos máximos sustentados de até 150 km/h frente ao litoral da Carolina do Norte, segundo informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA.
De acordo com o boletim do NHC divulgado às 2h (horário de Brasília), o olho de Dorian estava situado 70 quilômetros a leste-nordeste de Wilmington e 85 quilômetros a sudoeste de Cape Lookout, ambos na Carolina do Norte, enquanto avançava em direção nordeste a 24 quilômetros por hora.
Leia também
O furacão está atualmente varrendo o litoral da Carolina do Norte e as condições de tempestade tropical se expandem em direção norte com rapidez, segundo o NHC.
O prognóstico continua a indicar que Dorian pode tocar terra nas próximas horas no litoral da Carolina do Norte antes de seguir pelo Atlântico para a região de Nova Inglaterra e a província canadense de Nova Escócia.
Nas últimas horas, o furacão Dorian passou da categoria 3, com ventos máximos de até 185 km/h, à categoria 1, com ventos de até 150 km/h. A tempestade ainda não tocou o solo nos Estados Unidos, não causou grandes estragos e nem provocou vítimas.
Segundo o último balanço das autoridades das Bahamas, 30 pessoas morreram no arquipélago devido à passagem de Dorian. O número ainda pode aumentar, dado que as equipes de emergência ainda não tiveram acesso a todas as zonas devastadas.