Drones americanos sobrevoam Gaza para ajudar na busca por reféns do Hamas
O país é aliado de Israel e, desde o início da guerra, vem reforçando a segurança na região com navios de guerra, aviões e mais
Internacional|Do R7
Os Estados Unidos auxiliam Israel nos esforços para libertar mais de 240 reféns do Hamas com drones que sobrevoam Gaza, informou o Pentágono nesta sexta-feira (3).
"Em apoio aos esforços de resgate de reféns, os Estados Unidos estão realizando voos com veículos aéreos não tripulados desarmados sobre Gaza, além de fornecer assessoria e assistência para apoiar nosso aliado israelense em seus esforços para o resgate de reféns", afirmou em uma nota o porta-voz do Pentágono, o general de brigada Pat Ryder.
"Esses voos de veículos aéreos não tripulados começaram após o ataque de 7 de outubro por parte do Hamas a Israel", disse Ryder, referindo-se aos drones.
Militantes do Hamas invadiram Israel nessa data e mataram cerca de 1.400 pessoas, a maioria civil, segundo as autoridades israelenses.
De lá para cá, as represálias do Exército israelense contra Gaza já deixaram mais de 9.000 mortos, também em sua maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.
Os Estados Unidos apressaram a assistência militar a Israel depois do ataque e também reforçaram seus efetivos na região com navios de guerra, aviões, defesas aéreas e tropas adicionais.
As forças americanas no Iraque e na Síria têm sido afetadas neste mês, com um aumento dos ataques com foguetes e drones relacionados à guerra entre Israel e o Hamas. O Pentágono atribui a violência a grupos apoiados pelo Irã.