Drones, cães-robôs e ‘asas’: veja as novas tecnologias da Nasa para explorar Marte
Cientistas têm encontrado dificuldade em adaptar os equipamentos de última geração ao solo do planeta
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cientistas da Nasa viajaram até o Deserto de Mojave, na Califórnia, para testar drones de última geração que podem ser utilizados na exploração marcial. A aeronave é apenas uma das 25 tecnologias que a agência financiou para estudar Marte.
O projeto também incluí cães-robôs e asas com duas hélices para sobrevoar qualquer região. Adaptar os equipamentos ao solo do planeta, no entanto, tem sido um desafio para os pesquisadores.
LEIA MAIS
Nos testes, três drones adaptados receberam um software que permite que voem sozinhos, sem intervenção humana. Um dos objetivos do projeto é justamente automatizar as tecnologias que operam em Marte. Os engenheiros pretendem melhorar missões anteriores, como a que levou o helicóptero Ingenuity, e tornar futuros voos no planeta vermelho mais seguros e eficientes.
“O Ingenuity [helicóptero] foi projetado para sobrevoar terrenos com texturas bem definidas, estimando seu movimento com base em características visuais do solo. Mas, eventualmente, ele teve que atravessar áreas mais planas, onde isso se tornou difícil. Queremos que os veículos do futuro sejam mais versáteis e não precisem se preocupar em sobrevoar áreas desafiadoras como essas dunas de areia”, disse Roland Brockers, pesquisador e piloto de drones.
No Novo México, uma equipe da Nasa testou um robô com aparência de cachorro, chamado LASSIE-M, projetado para analisar o solo enquanto caminha. Os motores instalados nas pernas medem características do terreno e permitem que o robô adapte seus passos ao encontrar áreas mais macias, soltas ou irregulares. A meta é criar uma máquina capaz de enfrentar terrenos difíceis.
A agência também trabalha em um novo tipo de robô voador. Chamado MERF, ele tem o formato de uma asa com duas hélices, capaz de decolar na vertical e voar rapidamente enquanto registra imagens e dados do solo. O design leve é essencial para funcionar na atmosfera do planeta.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















