Logo R7.com
RecordPlus

Drones marítimos de Kiev destroem navios da ‘frota fantasma’ russa; veja vídeo

Imagens mostram o impacto das explosões e o avanço das operações com drones no Mar Negro

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Drones ucranianos atacam petroleiros russos da 'frota fantasma' no Mar Negro.
  • Os ataques, realizados pelo SBU e pela Marinha, deixaram os navios Kairo e Virat inoperáveis.
  • Os petroleiros estavam vazios e se dirigiam ao porto de Novorossiysk para carregamento.
  • A ação visa desativar embarcações que burlam sanções internacionais e financiam a guerra da Rússia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Drones desativaram embarcações usadas para burlar sanções internacionais
Drones desativaram embarcações usadas para burlar sanções internacionais Divulgação/SBU

Drones marítimos operados pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e pela Marinha do país atingiram dois petroleiros russos ligados à chamada ‘frota fantasma’, segundo informações da agência Hromadske que cita fontes internas do SBU. Os ataques ocorreram neste sábado (29) no Mar Negro e deixaram as embarcações Kairo e Virat inoperáveis.

O primeiro ataque foi registrado pela imprensa quando explosões a bordo dos dois petroleiros foram relatadas perto da costa turca. No dia seguinte, a Hromadske atribuiu a operação ao uso de drones Sea Baby modernizados. As aeronaves não tripuladas estavam equipadas com ogivas aprimoradas e capacidade de navegação de longo alcance, de acordo com uma fonte do SBU ouvida pela agência.


O Ministério dos Transportes e Infraestrutura da Turquia confirmou um segundo ataque ao Virat na manhã deste sábado. A pasta informou que o petroleiro sofreu danos adicionais no lado estibordo, sem registro de incêndio e sem feridos.

Equipes de emergência permaneceram a uma distância segura enquanto avaliavam a situação a bordo. As autoridades turcas também relataram a evacuação de 25 tripulantes do Kairo após a primeira explosão e o incêndio inicial.


Fontes consultadas pela Hromadske afirmam que os dois petroleiros navegavam vazios em direção ao porto russo de Novorossiysk para carregamento. As estimativas ucranianas indicam que cada embarcação poderia transportar petróleo avaliado em até 70 milhões de dólares.

Leia mais:

Uma fonte do Serviço de Segurança da Ucrânia disse ao jornal de Kiev que os drones desativaram embarcações usadas para burlar sanções internacionais e financiar a guerra do Kremlin contra a Ucrânia.


O Kairo e o Virat fazem parte da frota paralela da Rússia, também conhecida como ‘frota fantasma’. Esta rede reúne navios antigos ou adaptados que operam com bandeiras de conveniência e rastreamento limitado. A propriedade geralmente é ambígua e os dados de localização são frequentemente manipulados para driblar restrições impostas por países ocidentais.

Investigação recente do The New York Times mostrou que essa frota representa um em cada seis carregamentos de petróleo no mundo, com mais de 940 petroleiros atuando sob controle obscuro.


As imagens divulgadas por autoridades e meios locais mostram os impactos das explosões e o avanço das operações com drones no Mar Negro. Os ataques reforçam a estratégia de Kiev de atingir a infraestrutura logística que sustenta a exportação de petróleo russo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.