E-mails apontam que Epstein cultivou ‘flor-zumbi’ para manipular vítimas; entenda
Substância pode provocar confusão extrema, perda de memória e estado de alta sugestionabilidade, segundo especialistas
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Documentos divulgados recentemente ligados ao financista condenado por crimes sexuais Jeffrey Epstein indicam que ele mantinha interesse em plantas conhecidas como “trumpet plants”, associadas à produção de escopolamina, uma substância apelidada de “droga zumbi” por seus efeitos no sistema nervoso.
E-mails citados por veículos internacionais mostram que, em 2014, Epstein pediu a um contato que verificasse suas “trumpet plants” em um viveiro e também compartilhou artigos sobre a escopolamina, descrita em um dos textos como capaz de “eliminar o livre-arbítrio”. Em uma troca posterior, há ainda o relato de uma suposta vítima com sintomas compatíveis com exposição à substância, embora os documentos não comprovem isso.
Leia mais
O que é a ‘flor-zumbi’?
O apelido se refere a plantas dos gêneros Brugmansia e Datura, conhecidas popularmente como trombeta-de-anjo. Elas produzem flores grandes e em formato de sino, e são cultivadas como decoração em diversas partes do mundo.
Apesar da aparência exótica, todas as partes dessas plantas são altamente tóxicas. O risco está nos chamados alcaloides tropânicos, compostos que atuam diretamente no cérebro e no sistema nervoso.
O que as substâncias tóxicas causam?
Na medicina, a escopolamina tem uso controlado, especialmente para tratar enjoo de movimento e náuseas pós-operatórias, geralmente por meio de adesivos transdérmicos. Em doses elevadas, no entanto, pode provocar alucinações intensas, confusão mental profunda, perda de coordenação motora e um estado de extrema sugestionabilidade.
Nessa condição, a pessoa pode parecer consciente e capaz de obedecer comandos, mas tem dificuldade de resistir ou de formar memórias duradouras, característica que levou a droga a ganhar apelidos como “Devil’s Breath” e “droga zumbi”.
Outro fator que chama atenção é que a escopolamina nem sempre aparece em exames toxicológicos de rotina. Testes comuns feitos em hospitais podem não incluir rastreamento específico para alcaloides tropânicos, o que pode dificultar a comprovação da exposição.
Jeffrey Epstein
O empresário, natural de Nova York, foi detido em 2019 e se suicidou um mês após começar a cumprir a pena. Ele foi acusado de tráfico sexual de menores. Segundo investigações, durante os anos 2000, Epstein liderou uma rede de tráfico que consistia em pagar jovens por atos sexuais.
Acredita-se que o bilionário tenha abusado de mais de 250 meninas. Além disso, as vítimas também eram instruídas a trabalharem como “recrutadoras” para o criminoso, levando outras garotas para os imóveis dele.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











