‘É um ganha-ganha’, argumenta especialista sobre aproximação entre EUA e Arábia Saudita
Príncipe herdeiro saudita se reunirá com Donald Trump; entenda
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Em meio às tensões no Oriente Médio, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai ao encontro de Donald Trump na Casa Branca, nesta terça-feira (18).
Esta é a primeira vez que o governante saudita viaja aos Estados Unidos desde 2018. A reunião diplomática tem como objetivo aprofundar e ampliar os laços de cooperação em petróleo, segurança, comércio, tecnologia e energia nuclear.

“É um ganha-ganha. O príncipe saudita tem um grande inimigo, que é o mesmo inimigo dos Estados Unidos, que são os iranianos. Ele também tem interesse em normalizar as relações com os israelenses, porque tem interesse na tecnologia israelense no Domo de Ferro. [...] O presidente Donald Trump quer que os recursos da Arábia Saudita venham para os Estados Unidos para que criem novos empregos, que invistam empresas americanas”, explica o economista Igor Lucena para o Conexão Record News desta segunda-feira (17).
O especialista ainda enfatizou que as movimentações entre Estados Unidos e Arábia Saudita podem significar um avanço nos acordos de Abraão, já que o próprio príncipe saudita manifestou interesse em fazer parte. Mas, para isso, deveria haver uma normalização da situação da Faixa de Gaza.
O líder norte-americano busca capitalizar a promessa de investimento de US$ 600 bilhões (R$ 3,1 trilhões, na cotação atual) feita pela Arábia Saudita em maio. Em contrapartida, o líder saudita deseja garantias de segurança em meio aos conflitos no Oriente Médio, além de acesso às tecnologias de inteligência artificial.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














