Elizabeth 2ª pede união de líderes mundiais a favor do meio ambiente
Rainha britânica afirmou que há esperança se todas as nações traçarem um objetivo comum contra as mudanças climáticas
Internacional|Do R7
A rainha Elizabeth 2ª estimulou nesta segunda-feira (1º), em mensagem de vídeo, os dirigentes mundiais reunidos por ocasião da COP26 em Glasgow, na Escócia, a formarem uma "frente comum" para enfrentar as mudanças climáticas e "resolver os problemas mais insuperáveis".
"A história tem mostrado que, quando as nações se unem por uma causa comum, a esperança sempre" chega, disse a soberana de 95 anos. "Trabalhando lado a lado, temos a capacidade de resolver os problemas mais insuperáveis e triunfar diante da maior das adversidades".
A rainha espera que esta conferência de duas semanas, seja "uma das poucas ocasiões em que se terá a oportunidade de se debruçar sobre a política do momento e dar provas de um verdadeiro sentido político".
"Muitos são aqueles que esperam que a herança desta cúpula — inscrita nos livros de história que ainda não foram impressos — descreva que houve dirigentes que não deixaram a oportunidade passar e responderam ao chamado das gerações futuras", frisou a monarca.
A soberana, que recentemente passou uma noite no hospital para fazer "exames preliminares", segundo o Palácio de Buckingham, teve que cancelar sua presença física na COP26 e qualquer outra participação presencial em eventos oficiais por pelo menos duas semanas.
"Nenhum de nós viverá eternamente", acrescentou a rainha de 95 anos nesta segunda-feira. O sucesso do combate contra as mudanças climáticas não é algo "para nós" mesmos, mas "para nossos filhos, os filhos de nossos filhos e os que seguirão os seus passos", concluiu.