Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Em autogolpe, general sudanês dissolve governo de transição

Abdel Fattah al-Burhane declarou estado de emergência em todo o país e reiterou compromisso para formar um Estado civil

Internacional|Do R7

Captura da TV do Sudão mostra o general do exército Abdel Fattah al-Burhan em discurso ao povo sudanês
Captura da TV do Sudão mostra o general do exército Abdel Fattah al-Burhan em discurso ao povo sudanês

O chefe das autoridades de transição do Sudão, general Abdel Fattah al-Burhane, anunciou nesta segunda-feira (25) a dissolução do governo e do Conselho de Soberania e declarou estado de emergência em todo o país, um dos mais pobres do mundo.

No anúncio, o general disse que formará um governo composto de "pessoas competentes" e reiterou seu compromisso com a "transição para um Estado civil". Prometeu, ainda, criar várias instituições estatais, como a Suprema Corte, as quais já deveriam ter sido instaladas há meses, conforme o calendário de transição adotado após a queda do autocrata Omar al-Bashir, em 2019.

Ainda nesta segunda-feira, o Ministério sudanês da Informação anunciou que membros das Forças Armadas atiraram contra manifestantes "que rejeitam o golpe de Estado militar" em Cartum.

O Exército atirou "com balas reais" contra manifestantes diante dos quartéis-generais das Forças Armadas, no centro de Cartum. O acesso à área está bloqueado por blocos de concreto e por soldados há vários dias, acrescentou o órgão no Facebook.

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.