Em Bangladesh, noivas não precisam mais dizer se são virgens
Decisão foi tomada pelo principal tribunal no país. Corte determinou que termo 'virgem' em documentos de matrimônio seja trocado por 'solteira'
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7
As mulheres em Bangladesh não são mais obrigadas a declarar se são virgens nos formulários de registro de casamento, após uma decisão tomada pelo principal tribunal no país no domingo (25).
Segundo a rede de notícias britânica BBC, a corte determinou que o campo "virgem" nos documentos seja substituído por "solteira". As outras duas opções continuam sendo "viúva" e "divorciada".
Leia também
A determinação foi comemorada por ativistas pelos direitos das mulheres no país — que consideravam a opção "virgem" humilhante.
A decisão judicial também especifica que, partir de agora, os noivos precisam declarar seu status civil.
As leis relativas ao casamento em Bangladesh — governado majoritariamente por muçulmanos — têm sido criticados por organizações de defesa dos direitos das mulheres por serem "restritas" e "discriminatórias", de acordo com a BBC.
No país, meninas são forçadas a se casar com noivos arranjados ainda em seus primeiros anos de vida.
A decisão a respeito do termo "solteira" deve entrar em vigor em alguns meses, quando o veredito completo do tribunal for oficialmente publicado.