Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Em Bangladesh, noivas não precisam mais dizer se são virgens

Decisão foi tomada pelo principal tribunal no país. Corte determinou que termo 'virgem' em documentos de matrimônio seja trocado por 'solteira'

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

Em Bangladesh, casamentos costumam ser arranjados pelas famílias
Em Bangladesh, casamentos costumam ser arranjados pelas famílias

As mulheres em Bangladesh não são mais obrigadas a declarar se são virgens nos formulários de registro de casamento, após uma decisão tomada pelo principal tribunal no país no domingo (25).

Segundo a rede de notícias britânica BBC, a corte determinou que o campo "virgem" nos documentos seja substituído por "solteira". As outras duas opções continuam sendo "viúva" e "divorciada".

Leia também

A determinação foi comemorada por ativistas pelos direitos das mulheres no país — que consideravam a opção "virgem" humilhante.

A decisão judicial também especifica que, partir de agora, os noivos precisam declarar seu status civil.


As leis relativas ao casamento em Bangladesh — governado majoritariamente por muçulmanos — têm sido criticados por organizações de defesa dos direitos das mulheres por serem "restritas" e "discriminatórias", de acordo com a BBC.

No país, meninas são forçadas a se casar com noivos arranjados ainda em seus primeiros anos de vida.

A decisão a respeito do termo "solteira" deve entrar em vigor em alguns meses, quando o veredito completo do tribunal for oficialmente publicado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.