Em viagem arriscada, Zelenski visita Bakhmut, ponto crítico na linha de frente no leste da Ucrânia
Forças russas tentam há meses controlar cidade; os dois lados registraram muitas perdas em combates na região
Internacional|Do R7
O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, visitou Bakhmut nesta terça-feira (20), uma cidade que as forças russas tentam tomar há meses e que representa um ponto crítico na frente leste da Ucrânia, informou seu serviço de imprensa.
“Ele se reuniu com os militares, falou com eles e condecorou nossos soldados”, disse a fonte, sem dar mais detalhes.
Embora Zelenski visite regularmente as áreas da linha de frente, sua visita a Bakhmut em Donbass parece a mais arriscada de todas as viagens que ele fez.
"Zelenski em Bakhmut. O presidente mais corajoso da nação mais corajosa", comentou o vice-primeiro-ministro Mikhailo Fedorov no Telegram.
Desde o verão, os russos tentam controlar Bakhmut, outrora conhecida por seus vinhedos e minas de sal. Antes de a Rússia invadir a Ucrânia, em fevereiro, a região tinha cerca de 70 mil habitantes.
Leia também
Nos últimos meses, ambos os lados registraram pesadas perdas em combates na cidade. As tropas russas reivindicaram a captura de cidades e áreas perto de Bakhmut, mas o município e partes de seus arredores parecem ser controlados por forças ucranianas.
"As forças russas supostamente perderam posições ao sul de Bakhmut em 18 de dezembro e continuaram seus ataques terrestres perto de Bakhmut e da cidade de Donetsk", disse o think tank Instituto para o Estudo da Guerra em seu relatório diário na última segunda-feira.