Logo R7.com
RecordPlus

Embaixador da Venezuela na ONU diz que ação dos EUA ‘ameaça a paz mundial como um todo’

Reunião emergencial do Conselho de Segurança foi convocada pela Colômbia; assista à fala de Samuel Moncada na íntegra

Internacional|Do R7

  • Google News

Nesta segunda-feira (5), dois dias após a captura de Nicolás Maduro por forças americanas, o embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada, discursou durante uma reunião emergencial do Conselho de Segurança. Ele afirmou que os Estados Unidos violaram o artigo da soberania escrito na carta da ONU e também a Convenção de Genebra, no que chamou de um “ataque indiscriminado contra a população civil”.

O embaixador declarou que o motivo por trás do ataque foi o domínio dos recursos naturais disponíveis no território venezuelano e afirmou que “quando a força é utilizada para apossar-se destes recursos, volta-se às praticas de colonialismo e neocolonialismo” e que “países com maiores capacidades podem decidir os destinos de outros estados e que logo essa ação ameaça não somente a Venezuela, mas a paz mundial como um todo”.


O representante pede que não haja exploração dos recursos naturais e afirma que nenhum território foi perdido. Segundo Moncada, a presidente Delcy Rodríguez está assumindo o cargo para garantir a “continuidade constitucional e a paz interna no país”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.