Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embaixador russo diz na ONU que guerra foi provocada pela Ucrânia

Estados Unidos exigem a saída de doze diplomatas de seu território e embaixador russo diz não saber o motivo

Internacional|Do R7

Embaixador Vasily Nebenzya disse que EUA decidiram expulsar doze diplomatas russos
Embaixador Vasily Nebenzya disse que EUA decidiram expulsar doze diplomatas russos Embaixador Vasily Nebenzya disse que EUA decidiram expulsar doze diplomatas russos

Vasily Nebenzya, embaixador russo na ONU, fez um pronunciamento nesta segunda (28), na sede das Nações Unidas, em Nova York, e afirmou que “não fomos nós que começamos a guerra. Ela foi o final de uma guerra começada pela Ucrânia”. Segundo ele, a relação entre os dois países mudou em 2014, quando houve o que Nebenzya considera um golpe contra o então presidente Victor Yanukóvich, alinhado a Vladimir Putin.

O embaixador russo afirmou ainda que a Ucrânia decidiu cancelar e abandonar o Tratado de Minsk e, junto a isso, o Ocidente passou a fortalecer o Estado ucraniano com armamento letal, além do envio de soldados americanos para a Polônia e a Alemanha, o que aconteceu no início de fevereiro. “Foi por isso que Putin tomou a decisão de reconhecer as duas repúblicas [Lugansk e Donetsk] e também por isso que começamos a operação militar em Donbass e, depois, na Ucrânia.”

Outra medida contra a Rússia revelada por Nebenzya é que os Estados Unidos exigiram que doze diplomatas deixem o país até o dia 12 de março. Para o embaixador russo, “isso é uma demonstração grosseira que a nação-sede da ONU tem”. Respondendo à pergunta de um jornalista, Nebenzya disse não saber qual é o motivo alegado pelos EUA para a expulsão dos diplomatas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.