Logo R7.com
RecordPlus

Embaixadora dos EUA chega à Venezuela para reabrir missão diplomática após sete anos

Reaproximação ocorre em meio a tentativa de superar rompimento das relações iniciado em 2019 e avançar no diálogo bilateral

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A embaixadora dos EUA, Laura Dogu, chega à Venezuela para reabrir a missão diplomática após sete anos.
  • A reaproximação visa superar o rompimento das relações iniciado em fevereiro de 2019.
  • O governo venezuelano vê a reabertura da embaixada como uma oportunidade para supervisionar o tratamento do ex-presidente Maduro.
  • Dogu enfatiza a intenção de resolver diferenças por meio do diálogo diplomático, em meio a um projeto de lei de anistia proposto pelo governo venezuelano.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A embaixadora norte-americana Laura Dogu chegou a Caracas e disse estar pronta para trabalhar Embaixada dos EUA em Honduras/Divulgação/Arquivo

A embaixadora dos Estados Unidos, Laura Dogu, chegou a Caracas no sábado (31) para reabrir a missão diplomática americana na Venezuela após sete anos de relações rompidas.

A medida ocorre quase um mês depois de uma ação militar ordenada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que resultou na destituição do então líder Nicolás Maduro do cargo.


“Minha equipe e eu estamos prontos para trabalhar”, disse Dogu em mensagem publicada pela conta da Embaixada dos EUA na Venezuela no X, acompanhada de fotos ao desembarcar no aeroporto de Maiquetia.

Veja o post:


As relações entre Venezuela e Estados Unidos foram cortadas em fevereiro de 2019, em uma decisão de Maduro, com fechamento mútuo de embaixadas. O rompimento ocorreu pouco depois de Trump dar apoio público ao parlamentar Juan Guaidó em sua reivindicação de assumir a presidência interina do país.

O ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, homem forte do governo e aliado de Maduro, afirmou no início de janeiro que a reabertura da embaixada dos EUA permitiria ao governo supervisionar o tratamento dado ao presidente deposto, atualmente preso nos Estados Unidos.


Diálogo diplomático

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, publicou mensagem no Telegram afirmando que a chegada de Dogu integra um cronograma conjunto para “lidar e resolver as diferenças existentes por meio do diálogo diplomático, com base no respeito mútuo e no direito internacional”.

Dogu, que também serviu como embaixadora na Nicarágua e em Honduras, chegou à Venezuela um dia depois da presidente interina do país, Delcy Rodríguez, anunciar um projeto de lei de anistia para libertar prisioneiros políticos — medida defendida pela oposição venezuelana.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.