Emirados Árabes: homens vencem prêmio de igualdade de gênero
O país ainda dá mais direitos aos homens em assuntos como divórcios, guarda dos filhos e até mesmo permite a violência doméstica
Internacional|Beatriz Sanz, do R7
O governo dos Emirados Árabes Unidos entregaram no último domingo (27) o prêmio de Igualdade de Gênero reconhecendo o trabalho que foi feito para diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no país.
Mas a premiação virou piada na internet por um motivo: foi vencida inteiramente por homens.
Leia também
O xeique Mohammed bin Rashid al-Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, entregou medalhas e certificados para as categorias “melhor entidade governamental que apoia a igualdade de gênero”, “melhor autoridade federal apoiando a igualdade de gênero” e “Melhor iniciativa de igualdade de gênero”.
Todas as iniciativas contempladas indicaram representantes homens para receber as honrarias. Além disso, o prêmio foi entregue apenas para órgãos do próprio governo.
Os Emirados Árabes são reconhecidos pela ONU como o país do Golfo que mais inclui mulheres no mercado de trabalho.
Contudo, o país ainda dá mais direitos aos homens em assuntos como casamentos, divórcios e guarda dos filhos e até mesmo permite a violência doméstica, desde que dentro dos limites das leis islâmicas.
O xeique que entregou a premiação é o pai da princesa que estava desaparecida e que afirmou antes de desaparecer que seria morta pela família. O governo informou que Latifa Maktoum está com a família, mas não deu detalhes sobre o retorno ou o estado da jovem.