Resumindo a Notícia
- A Gazprom publicou um vídeo em que mostra um futuro distópico na Europa sem gás natural
- A Rússia cortou o fornecimento de gás ao resto do continente na última sexta-feira (2)
- A estatal de energia alega falhas técnicas na turbina de gasoduto para justificar a interrupção
- Assessor de ministério ucraniano fala em 'chantagem'
Vídeo mostra cidade europeia coberta pela neve
Reprodução Twitter/@Gerashchenko_enA Gazprom, empresa estatal russa de energia, divulgou nesta semana um vídeo em que mostra uma simulação da Europa congelada no inverno, dias após a Rússia interromper o fluxo de gás para o resto do continente.
No vídeo, um funcionário da Gazprom, a maior exportadora de gás natural do mundo, aparece fechando o registro de um gasoduto. Na sequência, uma cidade europeia aparece coberta de neve, representando o rigoroso inverno, que começa no fim de dezembro no continente.
Para reforçar a ameaça, imagens da sede da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, e de um fogão sendo desligado também aparecem.
Anton Geraschenko, assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, compartilhou a peça publicitária nas redes sociais e criticou o que chamou de “chantagem”.
“Eles realmente acham que podem matar milhares de ucranianos, capturar territórios de outro país, e a Europa vai olhar para o outro lado, com medo de chantagem com gás?”, disse.
Ao fundo do vídeo, há a trilha sonora de uma música chamada Winter Will Be Big (O Inverno Será Grande, na tradução), cantada por uma mulher mas que pertence a um poeta russo.
Segundo a Rússia, o motivo da falta de abastecimento foram falhas técnicas no reparo de turbinas do gasoduto Nord Stream 1, fabricadas na Alemanha e no Canadá.
Para retomar o fluxo de gás para os países, o presidente russo Vladimir Putin pede ao Ocidente que cancele as sanções impostas ao país.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Ferreira