Entenda a estratégia de Donald Trump e Marco Rubio para Cuba
Washington anuncia ajuda humanitária para a ilha ao mesmo tempo em que impede o fornecimento de petróleo
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (5) o fornecimento de US$ 6 milhões em ajuda humanitária para Cuba pela passagem do furacão Melissa, que atingiu a região em outubro de 2025. Ao mesmo tempo, Washington segue com os esforços para bloquear o fornecimento de petróleo à ilha caribenha, o que provoca grave escassez.
“Essa ajuda vem para mostrar, principalmente para a população mais crítica dos Estados Unidos, que sim, os Estados Unidos poderão chegar e avançar com um apoio financeiro, econômico e social para a ilha”, diz Igor Lucena, economista e doutor em relações internacionais. Ele ressalta que a ideia é que haja uma mudança de regime no médio prazo, que também favoreça Washington.

“A ideia do presidente Donald Trump, e em especial de Marco Rubio, secretário de Estado o qual é descendente de cubano, seus pais vieram de Cuba, ele tem um profundo conhecimento da visão da ilha e, obviamente, ele detesta o regime dos Castro e o seu avanço, querem sim fazer com que o regime colapse, que haja uma mudança de regime em Cuba”, afirma.
Com o fim do apoio venezuelano — após a invasão norte-americana que culminou na queda de Nicolás Maduro —, Cuba se torna quase dependente da ajuda dos EUA, analisa o especialista em entrevista ao Conexão Record News.
O presidente Donald Trump ainda ameaçou impor tarifas a fornecedores que, como o México, continuem a enviar combustível para o país. Miguel Díaz-Canel, líder cubano, afirmou que o governo vai implementar medidas temporárias para lidar com a falta de combustível em meio aos apagões em diversas províncias.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!











