Logo R7.com
RecordPlus

Entenda a estratégia de Donald Trump e Marco Rubio para Cuba

Washington anuncia ajuda humanitária para a ilha ao mesmo tempo em que impede o fornecimento de petróleo

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Estados Unidos anunciam US$ 6 milhões em ajuda humanitária para Cuba após furacão Melissa em 2025.
  • Washington busca bloquear fornecimento de petróleo, intensificando a crise de abastecimento na ilha.
  • Especialistas apontam que Cuba se torna cada vez mais dependente da ajuda dos EUA após a queda de Nicolás Maduro na Venezuela.
  • Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, anuncia medidas temporárias frente à escassez de combustível e apagões.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (5) o fornecimento de US$ 6 milhões em ajuda humanitária para Cuba pela passagem do furacão Melissa, que atingiu a região em outubro de 2025. Ao mesmo tempo, Washington segue com os esforços para bloquear o fornecimento de petróleo à ilha caribenha, o que provoca grave escassez.

“Essa ajuda vem para mostrar, principalmente para a população mais crítica dos Estados Unidos, que sim, os Estados Unidos poderão chegar e avançar com um apoio financeiro, econômico e social para a ilha”, diz Igor Lucena, economista e doutor em relações internacionais. Ele ressalta que a ideia é que haja uma mudança de regime no médio prazo, que também favoreça Washington.


Carro passa por avenida em Cuba, com bandeira do país ao fundo
País caribenho pode ser novo alvo de imposição de regime pelos EUA Reprodução/Record News

“A ideia do presidente Donald Trump, e em especial de Marco Rubio, secretário de Estado o qual é descendente de cubano, seus pais vieram de Cuba, ele tem um profundo conhecimento da visão da ilha e, obviamente, ele detesta o regime dos Castro e o seu avanço, querem sim fazer com que o regime colapse, que haja uma mudança de regime em Cuba”, afirma.

Com o fim do apoio venezuelano — após a invasão norte-americana que culminou na queda de Nicolás Maduro —, Cuba se torna quase dependente da ajuda dos EUA, analisa o especialista em entrevista ao Conexão Record News.


O presidente Donald Trump ainda ameaçou impor tarifas a fornecedores que, como o México, continuem a enviar combustível para o país. Miguel Díaz-Canel, líder cubano, afirmou que o governo vai implementar medidas temporárias para lidar com a falta de combustível em meio aos apagões em diversas províncias.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.