Logo R7.com
RecordPlus

Entenda como Lula e Trump superaram mal-estar e iniciaram aproximação

Presidentes dos dois países devem se encontrar em breve

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula e Trump sinalizam aproximação antes de encontro oficial.
  • Os presidentes devem se encontrar na Malásia durante reunião da Asean.
  • A tensão entre os países aumentou devido a tarifas impostas por Trump.
  • Um breve encontro na ONU e um telefonema recente indicam a disposição para diálogo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump e Lula conversaram este mês por telefone Montagem sobre fotos de Joyce N. Boghosian/Casa Branca e Ricardo Stuckert/PR

Prestes a terem um encontro oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano, Donald Trump, têm sinalizado aproximação após período de mal-estar. O encontro entre os dois governantes pode ocorrer nesta semana, quando Lula viaja à Malásia para participar da reunião da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Trump também estará presente.

Tanto o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, quanto o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reafirmaram na semana passada a importância de que os líderes dos dois países se encontrem. Vieira e Rubio tiveram uma reunião presencial em Washington, na quinta-feira (16).


A tensão entre os dois países começou com o tarifaço de Trump. Inicialmente, o Brasil ficou de fora. Mas em abril, Trump anunciou que taxaria o Brasil em 10%. Lula criticou a medida. Em julho, o norte-americano aumentou a tarifa para 50%. O governo brasileiro então tentou por diversas vezes negociar com os norte-americanos, mas sem sucesso. Uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, chegou a ser marcada, mas foi cancelada por decisão de Bessent.

Leia mais

No entanto, em setembro, durante participação na Cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas), Lula e Trump tiveram um breve encontro. A conversa, porém, abriu margem para uma reunião entre os dois. Trump afirmou que teve uma excelente “química” com o brasileiro e disse querer encontrar Lula.


A fala foi seguida de um telefonema entre os dois presidentes em outubro e a marcação de uma reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.