Logo R7.com
RecordPlus

Entenda como os terroristas do Hamas usaram Gaza para atingir objetivos políticos às custas de sua população

Conflito na região começou com o sequestro de reféns durante ataque realizado em Israel, em 7 de outubro de 2023

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Hamas violou regras internacionais durante o conflito em Israel.
  • O conflito iniciou com o sequestro de reféns em 7 de outubro de 2023.
  • Civis estão pagando pelo impacto dos objetivos políticos do Hamas.
  • O ataque é considerado um ato terrorista contra Israel.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após dois anos da guerra entre Israel e Hamas, 20 reféns foram libertados pelos terroristas e transportados pela Cruz Vermelha nesta segunda-feira (13), como parte do acordo de cessar-fogo mediado por Donald Trump.

Diferente do conflito entre Rússia e Ucrânia, o início do confronto no Oriente Médio foi marcado pela captura de reféns no atentado em Israel promovido pelos extremistas em 7 de outubro de 2023. “Toda guerra tem vítimas, mas elas não são sequestradas”, afirma Igor Lucena, doutor em relações internacionais, em entrevista ao Alerta Brasil.


O professor ressalta que até mesmo nos conflitos internacionais existem regras, portanto, ataques indiscriminados não são comuns. Lucena salienta que a disputa em Gaza não era sobre Palestina e Israel, mas sobre o Estado israelense, devidamente constituído, e o grupo terrorista Hamas, que exercia controle na região.

Conflito na Faixa de Gaza iniciou após ataque dos extremistas a Israel em 07 de outubro de 2023 Reprodução/Record News - 03.10.2025

“A administração da Faixa de Gaza feita pelo Hamas era terrorista, que tinha como objetivo claro usar a região para seus objetivos políticos e, obviamente, confundir a sociedade internacional e fazer com que a própria população pagasse o preço”, pondera.


O internacionalista também analisa com otimismo a possibilidade do surgimento de uma nova Gaza, sem terroristas, com forças representativas e democráticas no poder. “Vamos ter um futuro para a região infinitamente melhor e mais reconhecido”, conclui.

Perguntas e Respostas

 

Qual foi o evento que marcou o início do conflito entre Israel e Hamas?

 

O conflito começou com o sequestro de reféns durante um ataque realizado em Israel em 7 de outubro de 2023.

 

Quantos reféns foram libertados e como ocorreu essa libertação?

 

Após dois anos de guerra, 20 reféns foram libertados pelos terroristas e transportados pela Cruz Vermelha como parte de um acordo de cessar-fogo mediado por Donald Trump.

 

Como o professor Igor Lucena caracteriza a guerra e os ataques do Hamas?

 

Igor Lucena, doutor em relações internacionais, afirma que toda guerra tem vítimas, mas elas não são sequestradas. Ele ressalta que existem regras mesmo em conflitos internacionais e que ataques indiscriminados não são comuns.

 

Qual é a visão de Lucena sobre a disputa em Gaza?

 

Lucena destaca que a disputa em Gaza não é apenas sobre Palestina e Israel, mas envolve o Estado israelense e o grupo terrorista Hamas, que controla a região.

 

Qual é a crítica de Lucena sobre a administração do Hamas na Faixa de Gaza?

 

Ele critica a administração do Hamas, afirmando que era terrorista e tinha como objetivo usar a região para seus fins políticos, fazendo com que a própria população pagasse o preço.

 

Qual é a perspectiva de Lucena para o futuro da Gaza?

 

Lucena analisa com otimismo a possibilidade de uma nova Gaza, sem terroristas, com forças representativas e democráticas no poder, prevendo um futuro melhor e mais reconhecido para a região.

 

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.