Entenda ‘duelo ideológico’ entre EUA e UE sobre regulamentação de empresas de tecnologia
Macron denuncia decisão de negar vistos norte-americanos a cinco europeus
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente da França denunciou a decisão dos Estados Unidos de negar vistos a cinco europeus envolvidos na regulamentação de empresas de tecnologia. Emmanuel Macron afirmou que a medida equivale a intimidação e coerção.
Em entrevista ao Conexão Record News, o doutor em relações internacionais Igor Lucena identifica um duelo ideológico entre União Europeia e Estados Unidos, “e não é de hoje”.
Um ex-comissário da União Europeia e líderes de organizações não governamentais que trabalham no combate ao ódio digital estão entre os alvos da medida. Washington os acusa de pressionar empresas de tecnologia e censurar conteúdo online.
O bloco europeu condenou as medidas e reafirmou o direito soberano de regulamentar o setor. Foi destacado que a posição sobre as leis não tem relação com censura, mas serve para garantir a concorrência e segurança nas redes. Enquanto isso, as regulamentações vão de encontro às visões dos Estados Unidos sobre liberdades individuais.
“Os americanos entendem isso de uma maneira muito diferente, acreditam que as redes sociais e os conglomerados de mídia digital, na sua maioria americanos, têm sua liberdade cerceada, seus projetos diminuídos e principalmente quando há análise sobre discurso de ódio, muitas vezes entendem que isso pode estar sendo utilizado para censurar grupos políticos”, explica Lucena.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!








