Logo R7.com
RecordPlus

Entrada da Ucrânia na Otan ‘não iria acontecer de maneira nenhuma’, diz especialista

Possibilidade de adesão do país do Leste Europeu à aliança militar foi um dos estopins para o início do conflito com a Rússia

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou disposição para desistir da entrada do país na Otan.
  • Ucrânia solicita garantias de segurança dos Estados Unidos e de países europeus.
  • Especialista Bruno Pasquarelli afirma que a entrada da Ucrânia na Otan já era considerada remota devido à oposição da Rússia.
  • Zelensky busca usar a desistência da adesão à Otan para evitar a cessão de territórios ocupados pela Rússia em um possível acordo de paz.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que está disposto a desistir da entrada do país na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em uma tentativa de avançar nas negociações de paz. Em contrapartida, o líder solicitou garantias de segurança aos Estados Unidos e a nações europeias.

Para Bruno Pasquarelli, doutor em ciência política, a adesão do país à aliança militar era considerada remota: “Já estava claro desde o início que dificilmente a Ucrânia entraria na Otan. Uma das principais causas da entrada da Rússia nessa guerra foi a questão da possibilidade de uma adesão da Ucrânia na Otan. Isso não iria acontecer de maneira nenhuma”, comenta.


Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (15), Pasquarelli explica que Zelensky tenta usar essa desistência para não precisar ceder os territórios já ocupados pela Rússia em um futuro acordo de paz.

“Pensando em uma nova investida russa, por exemplo, no território ucraniano — que a gente sabe que pode acontecer, mesmo com um eventual acordo de paz —, ele tenta, de certa maneira, esse tipo de negociação, cede essa entrada para tentar algum tipo de rearmamento, algum tipo de proteção proveniente da Europa e também dos Estados Unidos”, conclui Pasquarelli.


Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.