Equipe decide alargar túnel para resgatar menino na Espanha
Problemas surgiram na última etapa da escavação de túnel de 60 metros, que encontrou rochas muito duras e buraco precisa ser revestido
Internacional|Do R7

A equipe que trabalha no resgate do menino de dois anos que caiu em um poço em Totalán (Málaga, sul da Espanha), decidiu nesta terça-feira (22) alargar o túnel vertical construído para salvá-lo, diante das dificuldades para revestir duto.
Os problemas surgiram no último trecho da escavação, que tem uma profundidade de 60 metros, e diante do risco de os tubos ficarem entupidos foi decidido tirá-los e alargar a galeria, operação que já começou, informaram fontes do governo em Málaga.
O pequeno Julen caiu no último domingo (13) em um poço de 25 centímetros de diâmetro e 107 metros de extensão, o que desencadeou uma operação de resgate sem precedentes na Espanha.
Diante da impossibilidade de se chegar a tal poço, os técnicos decidiram primeiro escavar um túnel horizontal aproveitando o desnível da região.
Ao encontrarem rochas muito duras, optou-se por perfurar um túnel paralelo e, a partir dele, chegar ao local onde acredita-se que está o menino.
Após o término da escavação do túnel vertical foi necessário fazer seu revestimento e outras tarefas antes de uma brigada de salvamento abrir - de forma manual - uma galeria horizontal de quatro metros que conectará o túnel com o poço.
Este novo contratempo provocou um atraso nas previsões, já que a brigada precisa esperar o término do revestimento para começar a escavar e deixar tudo pronto para que possam descer em segurança e resgatar a criança.
As mais de 300 pessoas que trabalham para encontrar Julen correm contra o tempo e enfrentaram todo tipo de dificuldade ao longo de uma semana, enquanto a família do menino, especialmente os pais, acompanham com angústia o resgate.
O ministro do Interior da Espanha, Fernando Grande-Marlaska, elogiou hoje em Madri o esforço "necessário e merecido" das equipes de resgate, e afirmou que as dificuldades que estão aparecendo são solucionadas com profissionalismo.














