Internacional Escócia inicia distribuição gratuita de absorventes no país

Escócia inicia distribuição gratuita de absorventes no país

Produtos de higiene intima feminina serão entregues a mulheres em espaços públicos para encerrar a chamada ‘pobreza menstrual’

Resumindo a Notícia

  • Escócia iniciou a distribuição gratuita de itens de higiene intima feminina
  • Produtos, como absorventes, serão distribuídos em espaços públicos, como escolas
  • Ideia do projeto é evitar que mulheres fiquem sem itens básicos de higiene
Absorventes serão distribuídos de maneira gratuita na Escócia

Absorventes serão distribuídos de maneira gratuita na Escócia

Pixabay

As autoridades governamentais da Escócia iniciaram a distribuição gratuita de produtos de higiene intima feminina no país. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso a absorventes e outros itens, reduzindo a “pobreza menstrual” escocesa.

A lei, aprovada em 2020, prevê a distribuição destes produtos em espaços públicos como centros comunitários, farmácias e clubes para jovens, segundo apuração do jornal norte-americano The Washington Post.

Os produtos serão colocados em banheiros femininos e disponibilidade poderá ser consultada por meio de um aplicativo que indicará o local público mais próximo com os itens.

“Prover acesso grátis a produtos menstruais é fundamental para igualdade e dignidade, remove as barreiras financeiras para acessá-los”, comentou a secretária de Justiça Social da Escócia, Shona Robison, segundo a emissora norte-americana NBC Bay Area.

A pobreza menstrual, que foi alvo de debates no Brasil durante a pandemia, se dá quando a mulher não tem recursos para adquirir produtos básicos de higiene, como absorventes.

“[Ter acesso a produtos de higiene intima feminina] é mais importante do que nunca em um momento no qual as pessoas estão fazendo escolhas difíceis por conta do custo de vida, e nós não queremos ninguém em uma posição onde não podem ter acesso a produtos menstruais”, conclui Robison.

Últimas