Escola nos Estados Unidos troca professores por instrutores de IA; veja como funciona
Tecnologia adapta conteúdos de acordo com o ritmo de aprendizado dos alunos; educadores atuam como ‘guias’
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma escola particular no Texas, nos Estados Unidos, decidiu abolir o modelo tradicional de ensino. Em vez de professores em sala de aula, a Alpha School apostou no aprendizado guiado por inteligência artificial. Os educadores atuam como monitores, ou “guias”, supervisionando os alunos que assistem aos conteúdos pelo computador.
“Você não pode ensinar a cada aluno exatamente o que ele precisa a cada momento, simplesmente não dá, como ser humano”, disse a guia Samantha DePalo, em entrevista à CBS News.
LEIA MAIS
O modelo de ensino da escola consiste em duas horas diárias dedicadas a disciplinas básicas, como matemática, com aulas ministradas por inteligência artificial. A tecnologia identifica o ritmo de aprendizado de cada aluno e adapta o conteúdo conforme suas necessidades.
As outras seis horas são voltadas ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, com matérias como independência, resolução de problemas e liderança. De acordo com a escola, esses aprendizados são essenciais para a vida adulta e para o mercado de trabalho.
A unidade de Plano, no Texas, é considerada a escola mais cara do estado. Para que o estudante tenha acesso ao modelo de ensino inovador, os pais precisam desembolsar US$ 50 mil (aproximadamente R$ 264 mil). “A Alpha School é uma escola particular de alto padrão. Eu diria que nós, professores e guias, recebemos um salário muito bom para viver”, revelou DePalo ao jornal.
Apesar do alto custo, a Alpha afirma que o investimento traz resultados. Segundo o colégio, seus alunos costumam apresentar desempenho acima da média nacional em testes de avaliação. O segredo seria a personalização da IA e as habilidades socioemocionais.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













