Logo R7.com
RecordPlus

Escudo antimísseis: como funcionaria o ‘Domo de Ouro’ de Trump na Groenlândia

Presidente quer construir um sistema para interceptar mísseis balísticos, hipersônicos e drones antes que atinjam os EUA

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump propõe a construção do 'Domo de Ouro' na Groenlândia como um escudo antimísseis.
  • O sistema visa interceptar mísseis balísticos, hipersônicos e drones, inspirado no Domo de Ferro de Israel.
  • A localização no Ártico é considerada ideal para detectar ameaças antes que atinjam os EUA.
  • Especialistas alertam que o projeto seria inviável e custaria muito do orçamento de defesa dos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Para Trump, a localização da Groenlândia é ideal para a construção do Domo de Ouro Reprodução/RECORD NEWS

Donald Trump, afirmou que a aquisição da Groenlândia é fundamental para a construção do maior Domo de Ouro do mundo. O projeto, segundo o presidente dos Estados Unidos, funciona como um escudo, sendo capaz de interceptar mísseis lançados do outro lado do mundo.

“Tudo o que queremos da Dinamarca, para segurança nacional e internacional, e para manter à distância nossos potenciais inimigos, muito enérgicos e perigosos, é esta terra onde construiremos o maior Domo de Ouro já feito”, declarou o americano no Fórum Mundial Econômico, na Suíça.


LEIA MAIS

O sistema é inspirado no Domo de Ferro de Israel, projetado para se defender de ameaças de curto alcance. A diferença é que o “escudo” de Trump seria capaz de interceptar mísseis balísticos e hipersônicos, além de drones convencionais e nucleares.

Para o presidente, a localização da Groenlândia é ideal para a construção do Domo de Ouro. Isso porque, segundo ele, o posicionamento no Ártico permite que possíveis mísseis sejam detectados antes que atinjam os Estados Unidos.


O sistema contaria com três camadas de interceptadores, tecnologia e radares de última geração. No entanto, apesar dos planos de Trump, especialistas acreditam que a construção do sistema é inviável.

Em entrevista à BBC, Shashank Joshi, editor de defesa da revista The Economist, comentou que o projeto consumiria grande parte do orçamento de defesa dos Estados Unidos. Além disso, o Domo de Ouro demoraria mais do que três anos para ser construído, ou seja, não ficaria pronto durante o mandato de Trump.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.