Espanha e Portugal apreendem 3.300 kg de cocaína sul-americana
Organização internacional introduzia a droga da América do Sul em navios. Onze pessoas de várias nacionalidades europeias foram detidas
Internacional|Da EFE
As forças de segurança e da Agência Tributária da Espanha apreenderam 3.300 quilos de cocaína de grande pureza em um navio cargueiro procedente da América do Sul e abordado no oceano Atlântico por agentes de Portugal, que detiveram 11 pessoas de várias nacionalidades europeias.
Segundo um comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (15), os agentes desarticularam uma organização internacional que introduzia a droga procedente da América do Sul em navios transoceânicos.
O navio, abordado no dia 29 de janeiro, foi levado ao porto português de Setúbal, onde esperava uma comissão dos agentes espanhóis encarregados da investigação.
A operação começou em novembro de 2017, quando as forças de segurança espanholas e várias agências antidrogas trocaram informações sobre uma rede internacional que se dedicava a levar para a União Europeia grande cargas de cocaína.
A rede tinha se espalhado por vários países e seus integrantes também eram de várias nacionalidades.
O navio viajava para um lugar da América do Sul onde carregava a cocaína e realizava a viagem outra vez para a Europa por águas internacionais. Depois, os pacotes de droga eram descarregados em embarcações menores e rápidas, que se dirigiam para o litoral.