Espanha envia 56 equipes de resgate para Marrocos
Forte terremoto causou a morte de mais de 2.000 pessoas no país africano, e socorristas procuram por mais possíveis vítimas
Internacional|Do R7
A Espanha enviou um avião com 56 socorristas e quatro cães de busca para Marrocos, onde um terremoto devastador deixou milhares de mortos, após receber um pedido formal do reino, informou neste domingo (10) o Ministério da Defesa.
Um avião militar A400 descolou de uma base situada em Saragoça (nordeste) com destino a Marraquexe com a equipe "para colaborar na busca e resgate dos sobreviventes do devastador terramoto sofrido num país vizinho", indicou o ministério na rede social Twitter.
Os socorristas fazem parte da Unidade Militar de Emergência Espanhola (UME), órgão das Forças Armadas criado para intervir em situações de emergência como incêndios florestais, inundações, terramotos.
Uma unidade da UEM viajou para a Turquia em fevereiro, após o devastador terramoto, onde ajudou a resgatar seis pessoas, incluindo uma mãe e duas crianças, segundo o Ministério da Defesa.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O terremoto de magnitude 6,8 que atingiu Marrocos na noite de sexta-feira é o mais forte desde que os registos modernos atingiram este reino do Norte de África e deixaram mais de 2.000 mortos, segundo os últimos números oficiais.
O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, havia informado no domingo sobre o envio de ajuda.
“É um reflexo da solidariedade espanhola e do sentimento de amizade do povo espanhol para com o povo de Marrocos”, disse numa entrevista à estação de rádio Catalunya, e detalhou que recebeu uma chamada na manhã de domingo do seu homólogo marroquino.
“Será tudo o que Marrocos precisa (…) porque é urgente tentar encontrar o maior número de pessoas vivas”, afirmou o ministro espanhol.
“Quando chegar a hora da reconstrução, a cooperação espanhola também estará presente”, acrescentou Albares.
Outros países, como os Estados Unidos ou a França, também prometeram ajuda humanitária, mas Marrocos teria primeiro de solicitá-la formalmente, um passo necessário para o envio de unidades estrangeiras.
Morte, caos e destruição: veja os 7 terremotos mais devastadores dos últimos 10 anos