Espanha passa marca dos 100 mil novos casos de Covid-19 pela 1ª vez
Nas últimas 24 horas, o país europeu registrou 101.760 notificações positivos para a doença causa pelo novo coronavírus
Internacional|Do R7
A Espanha superou, nesta quarta-feira (29), pela primeira vez ao longo de toda a pandemia da covid-19, a marca de 100 mil casos de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde do país.
Nas últimas 24 horas, foram notificados 101.760 positivos para o patógeno.
Com isso, a incidência acumulada subiu 248 pontos e chegou a 1.508 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, ainda de acordo com os dados oficiais.
A taxa de positividade dos testes de detecção também apresentou elevação, chegando a 20,3%.
Além disso, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, foram contabilizadas mais 82 mortes em decorrência da covid-19 no país.
O boletim apresentado hoje indicou também que a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Espanha é de 19,1%, o que representa quatro pontos percentuais a mais do que ontem.
Leia também
Já entre os leitos comuns, o índice de utilização é de 8,5%, o que representa elevação de meio ponto percentual.
Madri é a região do país que teve o maior número de casos nas últimas 24 horas, com 16.612, seguida por País Basco, com 7.179 positivos.
Período de quarentena
O Ministério da Saúde da Espanha anunciou nesta quarta-feira a redução de dez para sete dias do período de quarentena obrigatório para pessoas que derem positivo em teste para o novo coronavírus.
A medida já havia sido adotada, na Europa, pelo Reino Unido e pela França, e vale para casos confirmados que sejam assintomáticos ou de quadros leves.
Também foi reduzido para sete dias o período de isolamento para os não vacinados que tenham entrado em contato direto com pessoas infectada. A janela passa a valer a partir do início dos sintomas ou do resultado do teste positivo.