Espanha retoma voos com Brasil, mas mantém quarentena
A partir terça (3), viajantes com certificado de vacinação completo, teste negativo ou de infecção recente, poderão entrar no país
Internacional|Do R7, com AFP e EFE
A Espanha vai suspender as restrições de voos procedentes do Brasil e da África do Sul por causa da covid-19, mas vai impor uma quarentena de dez dias aos viajantes a partir de 3 de agosto, informa um decreto publicado neste sábado (31) no Diário Oficial do país.
Leia também
A partir terça-feira, portanto, os viajantes procedentes destes dois países que possuam o cartão de vacinação completo, um teste negativo, ou teste de contágio recente, poderão entrar na Espanha. Ainda assim, terão de cumprir um período de autoisolamento.
O governo espanhol interrompeu as conexões aéreas com o Brasil em fevereiro.
Na ocasião, as autoridades locais definiram que voos que tiverem esses dois países como origem poderão pousar apenas se estiverem ocupados por cidadãos ou residentes da Espanha ou de Andorra. Há exceções para passageiros em trânsito internacional e que perteçam ao espaço Schengen, mas a escala deve ser de menos de 24 horas.
Na justificativa da decisão, as autoridades locais consideraram que o risco de importação de casos da África do Sul e do Brasil poderia ser reduzido com as medidas de controle sanitário aplicáveis na chegada à Espanha, mas acrescentou que "isso não nos impede de continuar tomando precauções extremas contra o potencial de propagação das variantes brasileiras e sul-africanas do vírus".