Especialista afirma que é ‘impossível’ Trump colocar tarifas sobre aeronaves do Canadá
Segundo Ricardo Cabral, isso seria um embate de mercado que os EUA não conseguiriam sustentar; entenda
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Donald Trump ameaçou impor tarifas de 50% sobre todas as aeronaves fabricadas no Canadá, caso o governo canadense não abra mão de proibir a venda de produtos de uma empresa aeroespacial norte-americana. Segundo Trump, as aeronaves perderão a certificação nos EUA, até a aprovação do Canadá.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (30), o especialista em segurança e estratégia internacional Ricardo Cabral diz que a historicamente a relação dos EUA com o Canadá é complexa. “Desde o primeiro mandato de Trump, as relações com o Canadá têm sido tensas, porque o Trump considera que o Canadá se aproveita da legislação americana, dos benefícios”, afirma.
Ele analisa a possibilidade do presidente norte-americano efetivar essas tarifas sobre as aeronaves como inexistente: “É impossível o Trump colocar isso em prática. A Bombardier é a companhia aérea cujos aviões são mais utilizados pelas companhias regionais americanas[...]. Então esse embate é mercado. A Bombardier compete nesse mercado, compete no mercado americano. E o governo canadense protege o mercado interno, não permitindo, por exemplo, que a Embraer e que outras empresas americanas participem”, explica Cabral.
O especialista ainda ressalta que mais de 70% de todo o comércio do Canadá é feito com os Estados Unidos e chama o premiê canadense Mark Carney de “inábil” por tentar uma aliança com a China, o que não tem sido bem visto internamente.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!












