Especialistas de resgate ucranianos voam da zona de guerra para salvar vidas na Turquia
Ao menos 88 socorristas foram enviados por Kiev ao território turco para auxiliar nos trabalhos de busca a sobreviventes
Internacional|Do R7
Especialistas em resgate ucranianos, mais acostumados a emergências em zonas de guerra, levaram suas técnicas à área de devastação causada por um enorme terremoto na Turquia, buscando sobreviventes em prédios desabados, erguendo tendas e oferecendo primeiros-socorros.
“Há uma guerra em nosso país, mas nós entendemos que temos que ajudar, e essa ajuda é mútua. Não há outra maneira de fazer isso”, disse Oleksandr Khorunzhyi, porta-voz do Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia.
Kiev enviou 88 pessoas à Turquia para ajudar com o desastre que matou mais de 20 mil pessoas no sul da Turquia e no noroeste da Síria. As equipes são compostas de especialistas em operação de busca e resgate, médicos, treinadores de cães e bombeiros.
“Esse trabalho é constante, temos pessoas preparadas para participar dessas operações”, disse Khorunzhyi.
A equipe ucraniana construiu tendas perto da cidade turca de Antakya, perto da fronteira síria, para oferecer abrigo de emergência e instalar geradores para os que foram retirados de casa pelo terremoto.
Eles se juntaram a equipes de resgate da Turquia e do restante do mundo, inclusive da Rússia, que invadiu a Ucrânia um ano atrás, destruindo cidades no leste e no sul daquele país, onde as lutas continuam. Moscou diz que o conflito é contra uma ameaça à segurança russa. Kiev e o Ocidente o chamam de uma tentativa não provocada de tomar territórios.