Internacional Esposa do presidente de Israel, Nechama Rivlin morre aos 73 anos

Esposa do presidente de Israel, Nechama Rivlin morre aos 73 anos

Nechama, que sofria de fibrose pulmonar, passou por transplante de pulmão em março. Ela desempenhou funções públicas apesar de doença

Morte de Nechama Rivlin

Nechama Rivlin faleceu aos 73 anos

Nechama Rivlin faleceu aos 73 anos

EFE/ Atef Safadi/0204.2019

Nechama Rivlin, esposa do presidente de Israel, Reuven Rivlin, faleceu nesta terça-feira (4), aos 73 anos, após passar por um transplante de pulmão no mês de março.

Nos últimos anos, Nechama viveu e desempenhou funções públicas apesar de sua doença, e viajou acompanhando seu marido para vários países com um aparelho de oxigênio devido à fibrose pulmonar que sofria.

Em março, ela recebeu um transplante de pulmão, mas semanas depois ela foi internada na sala de emergência e permaneceu sedada por dias com respiração assistida devido à falta de ar por conta de complicações cardíacas.

O primeiro-ministro interino, Benjamin Netanyahu, foi um dos primeiros a oferecer suas condolências ao presidente em uma declaração pública.

"Juntamente com todos os cidadãos de Israel, minha esposa Sara e eu expressamos profundo pesar pela morte da esposa do presidente, Nechama Rivlin, e todos rezamos por sua recuperação no último período em que ela lutou brava e intensamente por sua vida. Estendemos nossas condolências ao presidente e sua família. Descanse em paz", afirmou.

Espera-se que, de acordo com a tradição judaica, Rivlin mantenha sete dias de luto, nos quais receberá condolências e visitas de parentes e amigos.