Nechama Rivlin faleceu aos 73 anos
EFE/ Atef Safadi/0204.2019Nechama Rivlin, esposa do presidente de Israel, Reuven Rivlin, faleceu nesta terça-feira (4), aos 73 anos, após passar por um transplante de pulmão no mês de março.
Nos últimos anos, Nechama viveu e desempenhou funções públicas apesar de sua doença, e viajou acompanhando seu marido para vários países com um aparelho de oxigênio devido à fibrose pulmonar que sofria.
Em março, ela recebeu um transplante de pulmão, mas semanas depois ela foi internada na sala de emergência e permaneceu sedada por dias com respiração assistida devido à falta de ar por conta de complicações cardíacas.
O primeiro-ministro interino, Benjamin Netanyahu, foi um dos primeiros a oferecer suas condolências ao presidente em uma declaração pública.
"Juntamente com todos os cidadãos de Israel, minha esposa Sara e eu expressamos profundo pesar pela morte da esposa do presidente, Nechama Rivlin, e todos rezamos por sua recuperação no último período em que ela lutou brava e intensamente por sua vida. Estendemos nossas condolências ao presidente e sua família. Descanse em paz", afirmou.
Espera-se que, de acordo com a tradição judaica, Rivlin mantenha sete dias de luto, nos quais receberá condolências e visitas de parentes e amigos.