Internacional Estado de NY abre inquérito criminal sobre empresa de Trump

Estado de NY abre inquérito criminal sobre empresa de Trump

Investigação apura se foram relatados valores de propriedades falsos para garantir empréstimos e obter benefícios fiscais

Investigação aumenta o risco legal para o ex-presidente dos EUA e sua família

Investigação aumenta o risco legal para o ex-presidente dos EUA e sua família

Andrew CABALLERO-REYNOLDS / AFP

A Procuradoria-Geral do Estado norte-americano de Nova York disse que iniciou uma investigação criminal sobre a empresa do ex-presidente Donald Trump, aumentando o risco legal para ele e sua família.

A procuradora Letitia James está investigando se a Organização Trump relatou valores de propriedades falsos para garantir empréstimos e obter benefícios econômicos e fiscais.

O anúncio mais recente marca outra escalada da ameaça legal que Trump enfrenta quatro meses depois de deixar o governo, elevando a três o número de investigações criminais conhecidas sobre o político republicano.

"Informamos a Organização Trump que nossa investigação sobre a organização não é mais puramente de natureza civil", disse Fabien Levy, um porta-voz da Procuradoria-Geral, em um comunicado.

"Agora estamos investigando a Organização Trump ativamente em caráter criminal, juntamente com a Procuradoria-Geral de Manhattan."

Não foi possível fazer contato de imediato com a Organização Trump, o negócio familiar do ex-presidente. Ele diz que a investigação supervisionada pela democrata James tem motivação política.

James está investigando se a Organização Trump inflou os valores de algumas propriedades para conseguir empréstimos melhores e se baixou seus valores para obter descontos de impostos imobiliários.

Separadamente, o procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, está investigando os negócios pré-Presidência de Trump há mais de dois anos.

Últimas