Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estados republicanos viram refúgio para trabalho e negócios nos EUA

Muita gente está trocando estados democratas como Nova York por Flórida ou Houston para trabalhar e fugir de impostos abusivos

Internacional|Manoela Maia, especial para o R7, em Nova York

O brasileiro Mulcy Tenório trocou Nova York pela Flórida
O brasileiro Mulcy Tenório trocou Nova York pela Flórida O brasileiro Mulcy Tenório trocou Nova York pela Flórida

Em busca de uma liberdade econômica, nos Estados Unidos, milhares de pessoas têm saído dos estados democratas para os liderados pelos republicanos. A evasão pode ser uma forma de as pessoas escaparem dos altos impostos cobrados nos estados governados por liberais e também um sinal de uma crescente divisão política no país. 

De acordo com dados do US Census Bureau, agência de estatística do Governo Federal americano, entre 2010 e 2019, cerca de 4 milhões de pessoas migraram de Nova York, Califórnia, Nova Jersey, Michigan e Illinois para estados republicanos como Flórida, Texas, Tenesse, Ohio e Arizona.

A procura por essas metrópoles seria motivada pelas facilidades oferecidas nesses locais, além das oportunidades de negócios para empresários e trabalhadores recomeçarem suas vidas. Esse movimento não é apenas um reflexo do crescimento econômico desses estados, mas também da forte liderança dos governadores republicanos.

Com a pandemia da covid-19, em março do ano passado a grande maioria passou a trabalhar diretamente das suas casas, permitindo que as pessoas pudessem desenvolver suas atividades de qualquer lugar. Isso aumentou a procura por cidades com segurança e custo de vida mais baixo. Muitos desses trabalhadores afirmam que se pudessem escolher, continuariam trabalhando remotamente, nos estados que escolheram para viver.

Publicidade

Especificamente Flórida e Texas estão recebendo uma onda de novos residentes que tentam fugir dos altos impostos respectivamente da Califórnia e Nova York. "Nos estados republicanos a população tem melhores chances de ser bem-sucedida. As pessoas estão desesperadas com ações de governadores liberais e estão buscando uma vida mais tranquila e com menos preocupações", relata o vice-diretor de comunicação da Associação dos Governadores Republicanos, Mike Demkiw.

Vida na Flórida

Publicidade

O corretor de imóveis brasileiro Mulcy Tenório se mudou de Nova York para a Flórida há seis anos. Ele diz que lá as pessoas têm mais chance de crescer na carreira, sem falar no clima mais ameno e na moradia que é mais agradável por terem mais espaço.

"Aqui na Flórida nós não temos imposto estadual, ao contrário de muitos outros estados. Isso torna a nossa vida mais barata e facilita a vinda das pessoas que querem morar e trabalhar na Flórida", garante Mulcy.

Publicidade

Ele revela que o 'property taxes' de lá, um tipo de IPTU – Imposto predial e territorial urbano, no Brasil, é bem mais em conta, o que facilita para as pessoas realizarem o sonho da casa própria. "Na Flórida a vida é mais confortável. Nós pagamos menos por mais. As casas são maiores e com um custo bem mais acessível. Sem falar que temos excelentes escolas públicas para as crianças", diz. 

O brasileiro Deleon Pinto com a família
O brasileiro Deleon Pinto com a família O brasileiro Deleon Pinto com a família

Houston atrai brasileiros

Também em busca de uma vida melhor, o brasileiro Deleon Pinto, que trabalha como diretor de uma rede de hotéis e restaurantes, se mudou recentemente de Nova York para o Texas. Ele conta que a escolha foi por causa do potencial financeiro do Estado. E também por ser referência nas escolas de ensino público. "É um local excelente para quem tem família. No começo nós estávamos em dúvida entre algumas cidades da Flórida e outras do Texas, mas no fim acabamos optando por Houston por haver mais oportunidades para as nossas meninas no quesito educação”, diz Deleon.

Com mais de dois milhões de habitantes, Houston atrai pessoas que têm espírito empreendedor. A cidade é base para algumas das maiores empresas do país, como indústrias de petróleo e gás, e é também um importante centro de grandes hospitais.

Deleon revela que Houston está com um crescimento acelerado, dando um caminho oportuno para pessoas como ele construir uma carreira profissional sólida. “Me sinto muito realizado porque me mudei para uma cidade cheia de charme e cosmopolita, que tem uma cena gastronômica em expansão. Além do que as pessoas são muito simpáticas e a cidade é bem limpa, com muito verde”.

Assim como Mulcy na Flórida, Deleon fala também que um dos motivos de ter escolhido a cidade no Texas foi devido ao custo de vida menor. “Aqui somos isentos de impostos estaduais, o que nos dá uma chance maior de prosperar e aproveitar mais a vida”, finaliza.

Entramos em contato com a Associação dos Governadores Democratas para saber a posição da entidade sobre o assunto, mas até a publicação desta matéria não recebemos nenhum retorno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.