Estados Unidos se dizem 'abertos' a uma reunião com o governo chinês sobre balões
Governo de Washington acredita que Pequim esteja usando objetos para espionar território norte-americano
Internacional|Do R7
O governo dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira (13) que está "aberto" a uma reunião com funcionários de alto escalão da China para discutir a crise aberta sobre o suposto uso de balões espiões por Pequim.
No entanto, o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, explicou que, até o momento, não está agendada qualquer reunião do secretário de Estado, Antony Blinken, com qualquer representante chinês.
"Estamos abertos e comprometidos em manter as linhas de comunicação. Podemos falar por telefone, ter reuniões em nossas embaixadas em Pequim ou Washington, ter reuniões com autoridades de outros países ou viajar para a China", disse Price.
O porta-voz afirmou que é importante e uma questão de responsabilidade que ambos os países tenham a capacidade de "falar diretamente com franqueza".
No último dia 4, os Estados Unidos derrubaram um balão chinês que supostamente espionava o território norte-americano, e desde então derrubaram outros três objetos voadores na América do Norte cuja origem ainda não conseguiu identificar.
O governo dos EUA acusou a China de desenvolver um programa de espionagem militar por meio de balões enviados para 40 países nos cinco continentes, razão pela qual Blinken cancelou uma viagem planejada a Pequim.
Por sua vez, o governo chinês garantiu que o primeiro objeto derrubado era um balão meteorológico que se desviou da trajetória e denunciou que pelo menos dez balões americanos sobrevoaram a China no ano passado.