Entenda o impasse entre produtores americanos e Trump sobre tarifas impostas pelos EUA
Presidente rebateu críticas de fazendeiros e afirmou que eles estariam em boa condição econômica
Estados Unidos|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Após ser criticado por pecuaristas americanos por sugerir que os Estados Unidos importassem mais carne bovina da Argentina, o presidente Donald Trump afirmou que os produtores estão em uma boa condição econômica graças ao tarifaço imposto ao Brasil e a outros países. Em sua fala, o republicano ainda comentou que espera que os empresários baixem os preços dos produtos.
Para Daniel Vargas, professor da Escola de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas), as críticas a Trump surgem em meio aos reflexos das tarifas, que começaram a pesar no bolso dos americanos. Ele exemplifica com a carne moída, que registrou aumento de 1% ao mês, totalizando 14% em 2025.

“Se você não consegue ou não pode comprar uma carne de melhor qualidade produzida mais barato de um país seguro como o Brasil, a consequência é que você pode até ter mais possibilidades de colocar o seu produto no mercado a um preço um pouco mais alto”, afirma o professor em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (23).
Vargas ainda ressalta que os benefícios à primeira vista, como a falta de concorrência com a diminuição de produtos estrangeiros, se tornaram uma dor de cabeça para os produtores, uma vez que o país não possui capacidade de suprir toda a demanda necessária.
Como consequência, ele lembra que quem paga a conta é o consumidor, com preços mais elevados nas prateleiras, o que pode ser benéfico para o empresário em um primeiro momento, mas insustentável no longo prazo.
“As pessoas não vão aceitar isso de bom grado, e o efeito é mexer na popularidade do próprio presidente, que já se antecipa reagindo, dizendo ‘talvez devemos comprar mais carne da Argentina’. Mas é que vira uma bola de neve. A saída deveria ter sido desde o início abrir o mercado. Não foi essa a opção. Agora, temos que lidar com as consequências”, conclui o professor.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
