Internacional Estátua de Theodore Roosevelt será removida de museu em Nova York

Estátua de Theodore Roosevelt será removida de museu em Nova York

Imagem mostra ex-presidente dos EUA em um cavalo, com um indígena e um negro em pé ao seu lado. Presidente Trump é contra retirada 

Estátua de Theodore Roosevelt será removida

Estátua de Theodore Roosevelt será removida

Wikimedia Commons

A estátua do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, será retirada da entrada do Museu de História Natural em Nova York. O monumento feito em bronze mostra Roosevelt em um cavalo, com um indígena e um homem negro a pé ao seu lado.

A imagem entrou na lista de estátuas criticadas por manifestantes durante os protestos contra racismo no país, já que representa o imperialismo que marcou os dois mandatos de Roosevelt, entre 1901 a 1909, e é considerada racista.

O ex-presidente republicano era dono de escravos, assim como George Washington. Estátuas homenageando escravagistas e ligadas ao movimento dos Confederados, que defendiam a escravidão, foram atacadas pelo país e derrubadas.

Enquanto o bisneto de Roosevelt concordou com a retirada da estátua, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a decisão era “ridícula”.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse no domingo (21) que o museu pediu permissão para retirar a estátua, já que ela “mostra explicitamente pessoas negras e indígenas como subjugadas e racialmente inferiores”.

A imagem está no local desde 1940. Segundo Blasio, “é o momento certo de remover essa estátua problemática”.

A presidente do museu, Ellen Futter, disse que a remoção da homenagem tem a ver com a composição racista, e não com o caráter e a figura de Roosevelt, a quem o museu continua honrando.

Para o jornal The New York Times, o bisneto de Roosevelt disse que “a composição da estátua equestre não reflete o legado de Theodore Roosevelt. É hora de tirar a estátua e seguir em frente”.

Últimas