Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA anunciam acordo com México para aceitar entrada de 24 mil imigrantes venezuelanos

Governo tenta diminuir a entrada de pessoas de forma ilegal; transporte até o território americano será por avião

Internacional|

Estados Unidos buscam formas de diminuir a entrada ilegal de pessoas no país
Estados Unidos buscam formas de diminuir a entrada ilegal de pessoas no país Estados Unidos buscam formas de diminuir a entrada ilegal de pessoas no país

O governo dos Estados Unidos anunciou um acordo com o México para aceitar a entrada de até 24 mil imigrantes venezuelanos por avião, por uma via legal semelhante à aplicada aos ucranianos, e expulsar aqueles que entrarem ilegalmente pela fronteira sul.

O plano "para reduzir a migração irregular de venezuelanos inclui um novo processo para trazer legalmente e com segurança até 24 mil deles", informou o DHS (Departamento de Segurança Interna) em comunicado.

"Mas aqueles que tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos serão devolvidos", acrescenta a nota.

"Existe uma forma legal e ordenada para que os venezuelanos entrem nos Estados Unidos, e a entrada legal é a única forma", afirmou o secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas.

Publicidade

Para entrar legalmente, o solicitante — que deve passar por controles de segurança biométricos e estar vacinado — precisa fazer uma petição apoiada por uma pessoa que mora nos Estados Unidos ou por uma organização com sede no país.

Leia também

O processo exclui aqueles que foram expulsos dos Estados Unidos nos últimos cinco anos ou a partir de quarta-feira (12), assim como aqueles que entrarem no México ou no Panamá de maneira irregular após o anúncio do programa.

Os venezuelanos aceitos "serão autorizados caso a caso para viajar aos Estados Unidos por via aérea diretamente [...] aliviando assim a pressão na fronteira" e poderão solicitar empregos, informou o DHS.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.