Novo pacote tem o objetivo de continuar a atender às necessidades imediatas da Ucrânia no campo de batalha
Nina Liashonok/Reuters - 13.10.2023O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (20) o envio de um novo pacote de armas, avaliado em US$ 100 milhões, para ajudar a Ucrânia na guerra travada contra a Rússia.
Em comunicado, o Departamento de Defesa americano informou que o pacote inclui capacidades adicionais de defesa aérea, munição de artilharia, armas antitanque e outros equipamentos "para ajudar a Ucrânia a defender seu território soberano e lutar por sua liberdade".
Veja também
-
Internacional
Fattah 2: Irã revela míssil hipersônico que pode escapar de radares e carregar ogiva nuclear
-
Internacional
Coreia do Norte desafia advertências e anuncia que fará novo lançamento de satélite espião
-
Internacional
Presidente Joe Biden completa 81 anos e eleitores demonstram preocupação com sua idade
O pacote faz parte da assistência militar já autorizada, ainda segundo a pasta.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse em uma entrevista coletiva que o novo pacote tem o objetivo de ajudar a "continuar a atender às necessidades imediatas da Ucrânia no campo de batalha".
Kirby aproveitou o anúncio para pedir novamente ao Congresso que aprove os pedidos de ajuda suplementar de vários bilhões de dólares feitos pelo governo do presidente Joe Biden, que exigem a aprovação de ambas as câmaras para entrar em vigor.
O pacote inclui mísseis MANPADS para defesa aérea; lançadores de foguetes M142 HIMARS; munição adicional para HIMARS; munição de artilharia de 155 mm e 105 mm; armas antitanque Javelin; e munição de demolição.
Também estão incluídos mais de 3 milhões de cartuchos de munição para armas pequenas, munição antipessoal Claymore configurada de acordo com a Convenção de Ottawa, além de peças de reposição, equipamentos auxiliares, serviços, treinamento e transporte.
Líder supremo do Irã, aiatolá vai a exposição de mísseis e enaltece terroristas do Hamas