EUA anunciam o envio de mais 20 milhões de doses a outros países
O presidente Joe Biden deve fazer um pronunciamento sobre a doação, que já chega a 80 milhões de vacinas
Internacional|Da AFP
Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 a outros países, elevando o total destinado ao exterior para cerca de 80 milhões de doses, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira(17).
Leia também: Estados Unidos chegam a 585 mil mortes por covid-19
"Os Estados Unidos enviarão 20 milhões de doses autorizadas para uso nos Estados Unidos até o final de junho para ajudar os países a lutar contra a pandemia", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.
Em um discurso na tarde desta segunda, o presidente Joe Biden afirmou que as 20 milhões de doses serão das vacinas da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, além das 60 milhões já previstas da vacina de Oxford/AstraZeneca, assim que o imunizante receber a aprovação das autoridades sanitárias norte-americanas. O medicamento ainda não foi utilizado no país e parece cada vez mais improvável que ele seja necessário.
O anúncio ocorre após um aumento na pressão sobre o governo Biden para que seu grande excedente de imunizantes seja destinado a ajudar outros países, já que a campanha de vacinação nos EUA já conseguiu um avanço significativo.
Psaki preferiu não comentar quais países seriam priorizados nos envios, mas Biden já sinalizou que Washington fará todo o possível para ajuda a Índia a enfrentar a piora local na pandemia.
A porta-voz salientou que o número de 80 milhões é "cinco vezes maior que a quantidade de doses doada por qualquer país do mundo".